Austrália vs Suécia | Australia vs Sverige

Hoje, 14 de Fevereiro, faz precisamente 3 anos que nos mudamos para a Suécia: uma "experiência" de 1 ano que virou 3 anos, e que para já ainda não tem data de expiração :) (a não ser que sejamos "chamados" para um qualquer destino tropical ;))

Depois de 3 anos por Estocolmo & Malmö sinto que posso (tentar) comparar esta minha experiência com os 3 anos passados por Melbourne.

Tenho muitas saudades de Melbourne. O nosso regresso da Austrália foi a decisão certa para nós naquele momento, mas um bocadinho do meu coração ficou lá por baixo. Quando me pedem para escolher entre a Austrália e a Suécia, o meu instinto imediato é responder Austrália. MAS dada a distância, a Suécia ganha :) Ou seja, ambos têm vantagens, ambos têm inconvenientes, e efetivamente não existe um sítio perfeito!



A Austrália é longe, muito muito longe.

Melbourne é uma cidade multicultural incrível, e tem o melhor café e as melhores tostas de abacate do mundo. E não é por acaso que Melbourne foi considerada durante anos a melhor cidade do mundo para viver!!

O facto da língua oficial ser o inglês torna tudo MUITO mais simples. 

É super fácil fazer amigos por lá!

Os salários são mais altos e o custo de vida é ligeiramente mais baixo (mesmo apesar do seguro de saúde ser obrigatório para não cidadãos).
Mas definitivamente a relação vida profissional/pessoal é menos equilibrada.

A burocracia é bem mais descomplicada! Pede-se o número de contribuinte online que chega à nossa morada em menos de uma semana; abre-se uma conta bancária na hora e só com o passaporte.

Particularidades do tempo: de 40 graus para 20 graus em 2h, e vento gelado da Antártica.

Problemas sérios: o problema das drogas, a violência contra as mulheres, o excesso no consumo de álcool.

Do que tenho mais saudades: do Australian Open, dos passeios junto ao rio Yarra, do Jason, do hot yoga e 12 Rnd, dos pequenos-almoços, da Cruz Vermelha e da fauna fofa.



A Suécia é mais pertinho :) E cheia de lagos e florestas (e praticamente sem animais que nos podem matar). Aqui vive-se a Natureza de uma maneira especial <3

Estocolmo é uma elegante capital europeia e Malmö com os seus 300 000 habitantes é uma cidade tamanho qb com agitação qb - e super perto de Copenhaga caso estejamos a precisar de mais acção ;)

Os salários são mais baixos (também efeito dos impostos mais elevados!) e o custo de vida é ligeiramente mais alto (o IVA é um pedaço mais alto).
Mas não é necessário seguro de saúde e a educação é gratuita até ao ensino universitário inclusive.
E a relação vida profissional/pessoal é BEM mais equilibrada: dá a sensação que o trabalho não é de todo a prioridade.

Apesar de praticamente toda a gente falar inglês (mesmo que básico), o sueco não deixa de ser a língua oficial, e o facto de não falarmos sueco limita-nos de alguma maneira. E às vezes chateia...



Particularidades do tempo: de sol aberto para neve em 2h, dias dolorosamente curtos no inverno mas maravilhosamente compridos durante a primavera/verão.

Problemas sérios: os gangs e o crime com arma.

Do que mais gosto: o fácil acesso à Natureza, o equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional, os passeios pelo cemitério, bicicletas e comboios, a mágica Lapónia e os verões aqui pelo norte.

Comentários

Mensagens populares