Coisas que nos podem matar na Suécia | Saker som kan döda oss i Sverige

Depois de 3 anos a viver num país sobejamente conhecido pelos perigos da sua vida selvagem - Austrália e as suas aranhas, Austrália e as suas cobras, Austrália e os seus crocodilos, Austrália e os seus tubarões, e até Austrália e os seus polvos venenosos, mudei-me para a Suécia de alma bem mais leve.

Sim, existem ursos em determinadas zonas do país mas os ataques são muito raros, e sim os alces podem tornar-se mais agressivos durante a época de acasalamento sendo os ataques também muito raros. Mal eu podia imaginar que o perigo vinha da minúscula da carraça!

A 2 dias de regressarmos à Natureza-no-seu-máximo-esplendor, há que rever o bê-á-bá da nossa "amiga" carraça aka fästing. Cá vai:

As carraças podem ser encontradas por toda a Suécia em florestas, campos e zonas de erva alta, e são activas quando a temperatura sobe dos 5C, sendo o verão a pior altura: temperaturas mais altas + mais gente na natureza.

Na Suécia as duas doenças mais comuns transmitidas pela carraça são a doença de Lyme e uma encefalite (TBE). A doença de Lyme não causa sintomas a metade dos infectados, mas nos restantes pode causar desde prurido, a dores de cabeça e pode inclusive atacar o sistema nervoso central - não existe vacina mas pode ser tratada. A TBE é uma infeção viral cerebral que geralmente começa com sintomas gripais e cerca de 1/3 dos casos podem ter problemas severos (meningite) - não tem cura mas tem tratamento e tem vacina.

Idealmente deve-se fazer a vacina da TBE: 3 doses no primeiro ano, outra dose passados 3 anos e depois de 5 em 5 anos. Adicionalmente deve-se usar camisolas de manga comprida / calças (e calças presas nas meias), evitar passar muito tempo em zonas de erva alta, fazer sempre o check visual a ver se temos alguma carraça no corpo e depois tomar banho. As carraças devem ser removidas imediatamente (com uma pinça e garantindo que se tira a carraça toda, não só a "cabeça") porque o risco de transmissão da doença diminui significativamente - a carraça precisa de umas boas horas para transmitir a bactéria da doença de Lyme por exemplo.

(Mais informações aqui e aqui.)

Comentários

Mensagens populares