Sobre relativizar (uma semana depois) | Om att relativisera (en vecka senare)

Em 2017 despedi-me e mudei-me com o Tiago para o outro lado do mundo. Passados 3 anos foi altura de regressar a Portugal (um mini-break de 4 meses) antes de continuarmos caminho até à Suécia.

Para o bem e para o mal aquele salto de fé vai ser a nossa "medida de loucura" de referência. Ou seja, muito dificilmente faremos alguma coisa tão louca mas também tudo o que fizermos agora será (psicologicamente) mais fácil: afinal quem se muda para a Austrália muda-se bem mais facilmente para a Suécia, certo?!

Sim.
E não.

A verdade é que estes 4 meses passados em Casa (uma casa que demorou umas semanas a fazer-se sentir Casa outra vez) deixaram-nos demasiado confortáveis naquela bolha, principalmente depois de termos a companhia da nossa Rafinha 24 sobre 24 horas - saudades! É realmente fácil uma pessoa ceder à tentação de nada fazer e permanecer como está - é definitivamente mais cómodo, mais "conveniente". Mas "mais fácil" nem sempre significa "melhor" - acredito que o crescimento vem muitas vezes do desconforto de sairmos da nossa zona segura e darmo-nos a oportunidade de experimentar e expandir.

(Igualmente interessante é perceber que agora, muito provavelmente, já não teria a coragem de me mudar para a Austrália, como fiz em 2017 - será que de facto existem idades para tudo?!)

Esta primeira semana teve de tudo: 
  • uma série de burocracias para sair de Portugal/entrar na Suécia
  • dois dias menos-bons quando nos confrontamos com mais uma série de obstáculos burocráticos (basicamente o atraso em obtermos um determinado "número pessoal" atribuído pelas Finanças suecas atrasa/afeta uma série de coisas desde abrir uma conta bancária sueca, ter acesso ao SNS sueco, arranjar apartamento, etc-etc-etc); 
  • um terceiro dia em que nos apercebemos - depois de falar com outros expatriados - que isto é mesmo assim e que a Suécia não tem nada contra nós; 
  • e os restantes quatro dias em que os astros começaram a alinhar-se e pudemos começar a aproveitar esta cidade linda e ainda cheia de neve!


Comentários

Mensagens populares