A saga | Sagan


Capítulo I - O número pessoal

Chegamos a Estocolmo a 14 de Fevereiro e no dia 16 já estávamos ao balcão das Finanças de Solna a pedir o nosso "número pessoal" sueco. Para isso tivemos de preencher uns papéis e fornecer uma série de documentação (passaportes, contrato de trabalho, certidão de casamento traduzida, etc).

Depois de mais de 4 meses à espera - e depois de meia dúzia de chamadas que nada resolveram - recebemos o nosso número pessoal na nossa caixa de correio já em finais de Junho.

Capítulo II - A conta no Banco parte I

Uma vez que precisávamos de abrir conta bancária mas não tínhamos número pessoal, tivemos de marcar hora num balcão específico do SEB, sendo que a primeira slot disponível foi a meio de Março (só fazem este tipo de "serviço" às quintas-feiras à tarde). Só conseguimos abrir uma conta "básica" que nem nos permitia usar o cartão para pagamentos online.

Capítulo III - O bilhete de identidade sueco (por causa do Bank ID)

Com a carta com o nosso número pessoal na mão marcamos hora no balcão das Finanças de Kungsholmen (conseguimos marcar para meio de Julho) para tratar do nosso cartão de identidade sueco - para podermos usufruir das facilidades do banking ID precisamos deste cartão.

Passada uma semana recebemos uma mensagem a dizer que os cartões estavam disponíveis e tivemos de regressar ao mesmo balcão para levantar os cartões.

Capítulo IV - A conta no Banco parte II

Já com o número pessoal e o bilhete de identidade sueco, em inícios de Setembro regressamos ao Banco para atualizarmos a nossa conta (sim, procrastinamos um pouco durante o mês de Agosto...). Passados uns dias regressamos novamente ao Banco para finalizar o processo.

Início da saga: 16 de Fevereiro.
Fim da saga: 7 de Setembro. 
Tempo decorrido: quase 7 meses?!?! (só ridículo).

(Mais informações sobre as várias fases do "processo" aqui.)


Já na Austrália (saltando toda a parte da obtenção do work and holiday visa, que tivemos de tratar antes de nos mudarmos):

- registamo-nos e pedimos o nosso "número de contribuinte" online quando chegamos a Melbourne e recebemo-lo em casa, por carta, passados 5 dias

- 2 dias depois de chegarmos a Melbourne entramos no primeiro Banco que nos apareceu à frente saídos da estação de Flinders e abrimos conta na hora sem qualquer tipo de restrição

Início da saga: 4 Outubro. 
Fim da saga: 9 Outubro. 
Tempo decorrido: 144 horas.

Comentários

Mensagens populares