Ser mulher na Austrália | Being a woman in Australia


Há uns meses atrás fui ver uma peça de teatro na Universidade de Melbourne acerca das primeiras estudantes femininas na Melbourne Uni - igualmente primeiras estudantes universitárias femininas de toda a Austrália.

Corriam os anos de mil oitocentos e sessenta e qualquer coisa. E foi uma luta. Como tudo o que está relacionado com os direitos das mulheres: direito à opinião, direito à educação, direito ao voto, direito ao trabalho, direito à igualdade.

Muitas vezes sinto que desvalorizo o que dou por adquirido: o direito a ser uma mulher com todos os direitos, sem ter que pensar nisso uma segunda vez.

Felizmente, em Portugal, nunca experimentei qualquer tipo de violência, discriminação, ou sensação de que era menos por ser mulher. E na Austrália? Ser mulher na Austrália, para mim, tem sido em tudo idêntico ao ser mulher em Portugal. Mas a verdade-verdadeira, é que a Austrália está ainda muito longe do que eu estaria à espera no que diz respeito à situação das mulheres:

- 1 em cada 2 mulheres já sofreu algum tipo de assédio sexual durante a sua vida
- 1 em cada 4 mulheres  já sofreu algum tipo de abuso emocional por parte de um atual/antigo companheiro
- 1 em cada 5 mulheres já foi sexualmente agredida e/ou ameaçada
- 1 em cada 6 mulheres já experimentou algum tipo de abuso físico e/ou sexual por parte de um atual/antigo companheiro
- a violência por parte de um companheiro causa mais doenças, situações de incapacidade e mortes do que qualquer outro factor de risco para mulheres entre os 25 e os 44 anos
- todas as semanas morre 1 mulher às mãos de um atual/antigo companheiro
- em média uma mulher tem de trabalhar mais 56 dias para ganhar o mesmo que um homem, pelo mesmo trabalho
- em média uma mulher passa o dobro de horas de um homem, a exercer atividades não remuneradas relacionadas com a casa e família

Mais aqui e aqui.

Para mim o Dia Internacional da Mulher não é um dia para festejar ser Mulher. Para mim o Dia Internacional da Mulher é para celebrar todas as Mulheres que lutaram e que continuam a lutar, e para re-lembrar que ainda há um longo caminho a percorrer.

Comentários

Mensagens populares