Confissões de uma introvertida | En introverts bekännelser

Novembro definitivamente traz consigo o peso do "mês mais triste do ano" - é fascinante o impacto que menos horas de sol podem causar no bem-estar geral de uma pessoa (mais se aliarmos a menos horas de sol um céu cinzento e bastantes dias de chuva; dicas de como sobreviver ao inverno sueco aqui!).

Estes dias mais curtos trazem ao de cima a minha introversão. Sim, eu sou introvertida - sou naturalmente simpática e bem humorada junto de pessoas em geral, mas relações superficiais/supérfluas não fazem nada por mim. A minha realização social vem de relações autênticas e com significado, e é nessas que eu me ilumino. Eu sinto prazer sincero na minha companhia e sinto-me completamente eu quando estou com os meus amigos sem qualquer tipo de filtro - e por isso prefiro, de longe!, poucos amigos próximos a um círculo alargado de conhecidos.

Mas percebo que para uma pessoa naturalmente extrovertida, a Suécia - e os nórdicos - sejam países difíceis. Segundo o último relatório Expat Insider 2022 (gosto de me manter informada nestas coisas não vá surgir uma nova Aventura a qualquer momento ahah), os países nórdicos estão nos piores lugares no que diz respeito à facilidade de um expatriado integrar-se com os locais.

Os expatriados na Suécia amam o balanço entre a sua vida pessoal e o trabalho mas têm muita dificuldade em fazer amizades com os suecos:
63% acha muito difícil fazer amigos locais
38% estão infelizes com a sua vida social
36% considera a população local não-amigável e 26% considera-os particularmente não-amigáveis com estrangeiros
25% dos expatriados sente que não é bem-vindo e 28% sente que a Suécia não é a sua casa

A minha experiência:
Sim, o balanço entre a vida pessoal e profissional é uma das coisas que mais valorizo na Suécia: os suecos dão realmente muito valor à sua vida pessoal e não deixam o trabalho tomar as rédeas da sua vida, o que, felizmente, acaba por "arrastar" os expatriados para a mesma "onda". 
Quanto às relações com suecos, sinceramente, não tenho nada a reclamar (mas isto dito por uma introvertida que não precisa/aprecia estar constantemente rodeada de pessoas). Na minha equipa no trabalho tenho dois suecos e um norueguês (que está na Suécia há mais de 20 anos) e apesar de não serem exageradamente simpáticos (o que eu aprecio!) SEMPRE-SEMPRE me fizeram sentir bem-vinda; os restantes colegas suecos também sempre me trataram muito bem! O Tiago tem vários colegas de trabalho suecos e dois deles são das pessoas mais simpáticas e boas conversadoras que já conheci, e os colegas de padel, 90% deles suecos, são também muito boa-onda. E não me lembro de nenhuma situação em que um sueco me tenha feito sentir pouco bem-vinda, ou que me tenha deitado um olhar "daqueles" por eu não falar sueco... 
Provavelmente não será o melhor país para fazer amigos para a vida - introvertidos talvez?! - mas esses eu também já os tenho :)

Comentários

Mensagens populares