Porquê a Suécia? | Varför Sverige?

Após 3 anos de Austrália sabíamos que ainda não era altura de parar, mas que também era altura de estar mais perto de Casa.

Os países nórdicos sempre nos fascinaram pela fama&proveito em assuntos relacionados com a qualidade de vida. Isso somado à Natureza - depois de tanto tempo em confinamento só queremos espaço, florestas, montanhas, lagos, auroras boreais e sóis-da-meia-noite - e aliado à cidade maravilhosa que é Estocolmo, fez com que a Suécia fosse o local escolhido por nós.

Deixo aqui alguns factos, mais ou menos interessantes, acerca deste país (quem quiser aprender/recordar factos mais ou menos interessantes acerca da Austrália pode vê-los aqui):
  • É o quinto maior país da Europa em área mas uma vez que apenas tem cerca de 10 milhões de habitantes, a sua densidade populacional é muito baixa: 23,5 pessoas por km quadrado - a quarta densidade populacional mais baixa da Europa. Em Portugal temos 112 pessoas por km quadrado; a média da UE é de cerca de 100 pessoas por km quadrado.
  • A Suécia tem 1.572 km de comprimento e 499 km de largura, mais de 95.000 lagos e mais de 3.000 km de costa marítima. Além disso 2/3 da área terrestre sueca estão cobertos por floresta, sendo que existem 30 parques nacionais (aliás, a Suécia foi o primeiro país europeu a estabelecer parques naturais em 1910).
  • De acordo com o Direito de Acesso Público (Allemansrätten), qualquer pessoa pode caminhar pelas florestas e campos e apanhar frutos silvestres e cogumelos sem ter de pedir autorização ao proprietário do terreno. Esse direito acarreta, obviamente, a obrigação de respeitar a natureza e a propriedade privada.
  • Cerca de 300.000-400.000 alces vivem livremente nas florestas.
  • Em Janeiro a temperatura média no extremo norte é de -16C e de 0C no sul (já agora o Celsius era sueco). No extremo norte o verão traz 56 dias de luz ininterrupta e o inverno traz 32 dias de escuridão total.
  • A Suécia é, como não podia deixar de ser, um dos melhores sítios do mundo para ver auroras boreais (de Dezembro a Março).
  • Existem oficialmente 5 minorias na Suécia: Sami, Judeus, Roma, Suecos-Finlandeses e Tornedalians.
  • Os suecos trabalham em média 1.611 horas por ano, o mínimo de dias de férias são 5 semanas por ano (em média são 30 dias) e recebem 480 dias de licença de maternidade/paternidade.
  • O café é rei no norte, sendo que a Suécia está no topo da lista dos maiores consumidores de café do mundo. Na cultura sueca existe inclusive o fika - o intervalo sagrado para o café acompanhado de docinho (normalmente a meio da manhã e/ou meio da tarde).
  • A monarquia sueca é uma das mais antigas do mundo: atualmente temos Sua Majestade Rei Carl XVI Gustaf, sendo a herdeira do trono a Princesa Victoria.
  • Embora a Suécia seja membro da UE, não aderiu ao euro, usando ainda a coroa sueca - krona ou kr (tirar fotografias ao dinheiro sueco e depois partilhá-las online pode dar direito a multa).
  • Muito arenque em pickle, salmão curado, camarão, tubos de caviar, pão crocante, batata-cozida, almôndegas (acreditam que nunca provei as almôndegas do Ikea?!), sopa de ervilha & panquecas (sim...), lingonberries - umas bagas tipo groselha que eles amam, pãezinhos de canela (com celebração nacional a 4 de Outubro; já agora os waffles também têm direito a um dia - 25 de Março), lagostim em Agosto - venha a comida sueca!
  • A Pipi-das-meias-altas é sueca, tal como o Cozinheiro dos Marretas (obrigada padrinhos!); e os ABBA, o Zlatan, os irmãos Skarsgård, a Greta Thunberg, a Greta Garbo, o Alfred Nobel, a Ingrid Bergman, o Björn Borg, o Ikea, a H&M, a Volvo...
  • Os suecos têm uma coisa com o Pato Donald (e eu também - é sem dúvida o meu personagem favorito da Disney!). Por exemplo, é uma tradição de Natal passarem o filme "Donald Duck and His Friends Wish You a Merry Christmas" no principal canal de tv sueco, todos os anos.
  • Existe legislação acerca dos nomes que os suecos podem escolher para os seus filhos: na lista de nomes banidos temos Elvis, Superman, Metallica, Brfxxccxxmnpcccclllmmnprxvclmnckssqlbb11116 r (juro que não inventei isto) e  IKEA.
  • World Happiness Report 2020: este índice tem como componentes o PIB per capita, o apoio social, a esperança média de vida, a liberdade, a generosidade, a percepção de corrupção, entre outras. A Suécia ocupa o sétimo lugar de "país mais feliz do mundo" (a Austrália está no número 12 e Portugal no número 59).

Comentários

Mensagens populares