2024 em livros | 2024 i böcker
2024 foi um ano bastante "atípico", com mais tempo dedicado a outras coisas, como preparar a chegada de um baby ;) Mesmo assim ainda deu para ler 16 livros (4 811 páginas de acordo com a Goodreads), com destaque para...
Os meus favoritos
Never Let Me Go, Kazuo Ishiguro (2005)
Um dos '10 Best Books of the 21st Century' do The New York Times. Uma história de amor e amizade, envolvida em mistério, uma crítica à arrogância humana e um exame moral a como tratamos os mais vulneráveis na nossa sociedade.
Eleanor Oliphant Is Completely Fine, Gail Honeyman (2017)
Há muito tempo que não sentia tanta empatia por uma personagem de ficção. Eleanor Oliphant vive uma vida solitária já que não tem propriamente as competências sociais “standard”. Mas tudo começa a mudar quando conhece Raymond (e não, felizmente este livro não é um romance!).
Putin's Russia: Life In A Failing Democracy, Anna Politkovskaya (2004)
Anna Politkovskaya sobreviveu a um envenenamento e acabou assassinada a tiro no elevador do seu prédio - tudo isto porque nunca se calou quanto ao que se passava na Rússia, e particularmente na Chechénia. Politkovskaya descreve um exército em que os soldados morrem de subnutrição e os pais têm de pagar subornos para recuperar os corpos dos filhos mortos; expõe a corrupção desenfreada nos negócios, no governo e no sistema judicial; e condena veementemente a guerra na Chechénia.
A River In Darkness: One Man's Escape From North Korea, Masaji Ishikawa (2000)
A angustiante história verídica da vida de um homem e subsequente fuga da Coreia do Norte, um dos regimes totalitários mais brutais do mundo. Neste livro de memórias Ishikawa relata a sua tumultuosa educação e os brutais 36 anos que viveu sob um regime totalitário esmagador, bem como os desafios que enfrentou ao ser repatriado para o Japão depois de escapar.
The Covenant Of Water, Abraham Verghese (2017)
Um romance épico passado em Kerala, que acompanha três gerações de uma família, de 1900 a 1977. Uma história de amor, fé, perda e medicina, no tropical sul da Índia - adorei ler acerca de um pedaço do mundo do qual conheço tão pouco.
Para quem gosta de livros "fora da caixa"
Fluids, May Leitz (2022)
O próprio nome do livro - Fluidos - é indicativo de quão visceral o mesmo é. Uma mulher desesperada por companhia e uma mulher desesperada por aceitação. O amor e a obsessão rapidamente se descontrolam nesta história de terror psicadélico.
A desilusão maior
The Man Who Mistook His Wife For A Hat And Other Clinical Tales, Oliver Sacks (1998)
Linguagem demasiado técnica; pessoas tratadas como meros casos de estudo; repetitivo qb.
Comentários
Enviar um comentário