2021 em livros | 2021 i böcker

Sempre gostei muito de ler!! Houve uma fase em que andava mais preguiçosa, mas entretanto voltei a dedicar-me mais a sério ao prazer da leitura: o objetivo tem sido o de ler um livro por mês - nada de extraordinário portanto. Sou fã assumida dos clássicos, mas cada vez mais vou tentado encaixar livros contemporâneos nas minhas leituras - mas sempre com base em recomendações. Ando sempre atenta aos "melhores livros" (The Guardian, BBC, Penguin, NY Times, National Book Award) e aos livros favoritos dos meus escritores favoritos (através da Good books), e é nesses que vou apostando a minha energia (há tantos-tantos-TANTOS livros por aí que custa-me 'perder tempo' com um livro 'meehh' quando posso estar a ler algo magnífico!).

Desde que me falaram da Goodreads passei a catalogar os livros que estou a ler / quero ler / já li, todos num só sítio, pelo que agora é super simples manter um registo atualizado das minhas leituras. Deixo aqui a lista de livros que li em 2021, caso queiram tirar ideias para prendas de Natal (ou não :)) (desde 2017, quando nos mudamos para a Austrália, passamos a ler todos os livros em inglês, razão pelo qual todos os livros abaixo têm títulos em inglês).


Invisible Women: Data Bias in a World Designed for Men, Caroline Criado Pérez (2019) ****
Um livro que me abriu os olhos para a realidade do tratamento de dados na questão do género: um mundo de dados que ignora sistematicamente metade da população - sim, as mulheres (dados que são depois utilizados para tomadas de decisão fundamentais no que diz respeito a saúde, desenvolvimento económico, educação, etc etc).

We Should All Be Feminists, Chimamanda Ngozi Adichie (2014) ***
Este ensaio foi apresentado por Chimamanda Ngozi Adichie num TEDx, e convida todos a refletir sobre o feminismo nos dias de hoje.

Factfulness: Ten Reasons We're Wrong About the World – and Why Things Are Better Than You Think, Hans Rosling (2018) ****
Livro recomendado por Bill Gates, Factfulness destrói mitos apresentando factos e estatísticas de forma clara e divertida - e que nos mostra que, apesar de todas as suas imperfeições, o mundo pode estar num estado melhor do que aquele que imaginamos (pelo menos em algumas coisas...).

The Elephant Vanishes, Haruki Murakami (1993) ***
Dezassete contos banais&bizarros pelo meu escritor japonês preferido.

My Year of Rest and Relaxation, Otessa Moshfeg (2018) ***
Uma protagonista (anti-heroína) que resolve 'hibernar' durante um ano (quem nunca?!) com a ajuda de uma psiquiatra inepta. Tragicómico.

Down and Out in Paris and London, George Orwell (1933) ***
Uma narração bem-humorada mas extremamente crua (e em parte auto-biográfica) das aventuras de um pobre-escritor-britânico-pobre por Paris e Londres.

Animal Farm, George Orwell (1945) *****
Uma 'comédia selvagem', uma fábula satírica, uma das obras-primas de George Orwell em que os animais de uma quinta rebelam-se e iniciam o processo (utópico) de criar um paraíso de progresso, justiça e igualdade. Muito bom!!

American Gods, Neil Gaiman (2001) ****
Depois de ter visto a primeira temporada da série americana American Gods, estava decidida a ler o livro (algo muito anormal em mim, ler o livro depois de ver a série). Uma estranha viagem pelo coração dos EUA, e pela luta entre os deuses antigos e os novos deuses.

Rebecca, Daphne du Maurier (1938) ****
Um romance inesperado entre uma mulher jovem (a narradora do livro e da qual nunca sabemos o primeiro nome) e um viúvo, uma mansão sinistra, muitos segredos, terror psicológico qb. Uma das minhas novelas góticas preferidas de sempre - e como eu gosto de boas novelas góticas!

A Little Life, Hanya Yanagihara (2015) *****
Um melodrama em torno de quatro amigos que se conhecem na Universidade. Abandono, abuso, adição, mas também amizade, devoção e amor. A família em que nascemos e a família que criamos para nós. (E o que eu chorei com este livro... Lágrimas gordas de felicidade e lágrimas gordas de tristeza profunda). Definitivamente o meu livro do ano 2021.

The Midnight Library, Matt Haig (2020) **
Uma livraria com livros infinitos das nossas infinitas possibilidades de Vida. As escolhas. As vidas vividas e não vividas. Muito potencial, mas...

Mexican Gothic, Silvia Moreno-Garcia (2020) ***
Um conto gótico dos tempos modernos passado numa zona rural do México. Segredos de família, uma casa enigmática, histórias de violência e loucura.

Comentários

Mensagens populares