2023 em livros | 2023 i böcker




Com as idas ao escritório em Copenhaga tenho obviamente mais tempo para ler :) Dos 24 livros de 2023 (6 665 páginas de acordo com a Goodreads), destaco...

Os meus favoritos

The Bell Jar, Sylvia Plath (1963)
Não estava à espera de gostar tanto deste livro como gostei. A Esther demorou a conquistar-me mas passado um tempo, a cada página que virava, sentia-me cada vez mais conectada com ela e com o seu colapso iminente.

Slaughterhouse-Five, Kurt Vonnegut Jr. (1969)
Um clássico americano centrado nos bombardeamentos de Dresden durante a II Guerra Mundial. Combina ficção histórica, ficção científica, autobiografia e sátira, e é quase perfeito.

The Virgin Suicides, Jeffrey Eugenides (1993)
Recomendar um livro com um tema tão pesado pode ser algo estranho. Sim é um livro triste e trágico e por vezes difícil de ler. Mas ao mesmo tempo tem uma certa leveza, um certo humor que ajuda a processar tanto infortúnio.

The Curious Incident of the Dog in the Night-Time, Mark Haddon (2003)
Christopher, um jovem inteligente e extremamente analítico, que não gosta de ser tocado e detesta amarelo, começa a investigar a morte do cão da vizinha. Um livro criativo e que nos ensina muita coisa (a mim pelo menos ensinou).

Bunny, Mona Awad (2019)
"Oh, Bunyyy!". Este livro não será para toda a gente mas definitivamente foi para mim! Achei-o inteligente, super divertido e inesperado. Personagens femininas marcantes, pertença e solidão, amizade e desejo, muita imaginação e alguma magia.

Crying in H Mart, Michelle Zauner (2021)
Chorei com este livro. Uma autobiografia acerca de se crescer coreana-americana, perder a mãe contra o cancro aos 25 anos, e redescobrir a sua identidade. A memória/identidade pela comida comoveu-me imenso.

Para quem gosta de livros "fora da caixa"

Slaughterhouse-Five, Kurt Vonnegut Jr. (1969)
Para além de ser um dos meus livros favoritos do ano, também foi um dos mais "fora da caixa". Como é que o autor conseguiu fundir eventos reais/trágicos da II Guerra Mundial com aliens ainda não consegui perceber - mas resultou tão bem!

Cursed Bunny, Bora Chung (2017)
Sendo leitora de Stephen King desde adolescente estou habituada a histórias e personagens BEM estranhas. Mas este livro de contos curtos de uma escritora sul-coreana bate aos pontos (quase) tudo o que algum dia li: horror, ficção científica, realismo mágico - e à boa maneira sul-coreana.

A desilusão maior

Conversations with Friends, Sally Rooney (2017)
Toda a gente falava deste livro em 2017/2018. Decidi-me a lê-lo depois de ver a mini-série Normal People baseada no livro com o mesmo nome e da autoria da Sally Rooney: nunca vi na televisão uma química entre um casal como aquela!! Enquanto lia Conversations with Friends parecia que estava a ler a mesma coisa mas escrita de outra maneira, quase-as-mesmas-personagens mas com nomes diferentes. Desiludida.


Comentários

Mensagens populares