Pela Islândia (parte 2) | Ferðast um Ísland (hluti 2)

Depois de um voo de cerca de 40 minutos num avião a hélices (e que pode ser beeeeeem atribulado: a viagem de ida foi muito má, a viagem de regresso foi ok), chega-se à mágica "capital do norte". Tivemos a sorte de chegar no dia em que se batia um recorde de "mais neve em 48 horas" de que há memória. Passamos horas a desbravar terreno coberto por neve, com neve até aos joelhos, de sorriso nos lábios e gengivas geladas :)

Akureyri e Lake Mývatn

Akureyri, encaixada no fjord mais longo da Islândia (60km de extensão), é uma "cidade" com apenas cerca de 20 000 habitantes mas com muita vida!!

Sugestões de atividades:

  • Lago Mývatn e arredores: O Lago Mývatn é considerada a pedra preciosa do norte, sendo um lago raso eutrófico situado numa área de grande atividade vulcânica, bem ao lado do vulcão Krafla (o lago surgiu há 2 300 anos atrás devido a uma erupção vulcânica) - e é zona primordial de observação de aves na primavera/verão. Cataratas Goðafoss, piscinas de lava, pseudo-crateras e campos de lava; Dimmuborgir, uma região única pelas suas formações rochosas em lava (parece um labirinto de pequenas cavernas, rochas vulcânicas e penhascos) e casa da troll Grýla e seus 13 filhos Yule Lads; há ainda quem diga que foi neste local que Lúcifer "caiu" quando expulso do paraíso.
  • Piscinas naturais: Mývatn Nature Baths, sem dúvida nenhuma a MELHOR experiência do género que já tive. A água é mantida entre os 38ºC e os 40ºC, depois de ser "refrescada" da temperatura original de 130ºC. E o facto de estarmos rodeados de neve (só víamos branco à nossa volta) foi mágico! Ainda demos um saltinho à gruta com piscina natural onde o John Snow e sua Ygritte tomaram um banho muuiiiiito quente na série Game of Thrones ;) - esta "piscina" deixou de ser utilizada para banhos uma vez que a última erupção do Krafla fez com que a água passasse a estar à temperatura de 50ºC.
  • Auroras boreais: Se o plano é tentar ver auroras boreais, então uma tour de 4x4 super jeep, que dá acesso a locais que de outra forma não seriam fáceis/possíveis de aceder, é obrigatória! E quando essa tour inclui chocolate quente e donuts "torcidos" (um bolo islandês tradicional), melhor ainda.
  • Em Akureyri: passear pelo pequeno centro, visitar a igreja Akureyrarkirkja e apreciar a vista, visitar os jardins botânicos, ir às piscinas municipais (com água aquecida obviamente!), ir descer umas pistas de ski/snowboard.
Sugestões de restaurantes em Akureyri: Strikið, restaurante no quinto andar e com as suas janelas enormes viradas para o fjord; restaurante Aurora no hotel Icelandair Hotel Akureyri; Múlaberg Bistro & Bar; Rub23.




Ficou por fazer a tour pela cénica costa sul (a catarata de Seljalandsfoss, o glaciar Sólheimajökull, a praia de areia preta Reynisfjara com as suas colunas de basalto, e a catarata de Skógafoss) que foi cancelada por razões meteorológicas.

Planos para um futuro (primavera/verão): os Westfjords (e que foi recentemente eleita uma das top10 regiões a visitar em 2022, pela Lonely Planet).


Parte 1 aqui.
Porquê visitar a Islândia no inverno aqui.
Tradições natalícias na Islândia aqui.

Comentários

Mensagens populares