Viajar no sudeste asiático | Travelling around southeast asia


O sudeste asiático é constituído por 11 países - entre os quais Singapura (aqui e aqui), Malásia (aqui) e Tailândia (aqui) - tendo-se tornado nos últimos anos um destino de eleição, com tudo o que isso tem de bom e de mau (infelizmente muitos turistas pensam que esta zona do globo é sinónimo de “farra”, acabando por dar alguma má fama a determinados locais).

Visitar o sudeste asiático não é para qualquer um (ficar num qualquer resort em Phuket ou em Bali não é visitar o sudeste asiático...). Para quê ser-se turista quando se pode ser viajante? E é por isso mesmo que estamos a tentar usar uma abordagem mais “sustentável” nas nossas viagens: ficar alojados em alojamentos locais, utilizar os transportes públicos, fazer compras no comércio tradicional, comer onde os locais comem, aprender algumas palavras, os costumes e a história do sítio onde estamos.

O que foi mais difícil para mim enquanto “ocidental” neste meu primeiro encontro (Singapura é obviamente uma excepção à regra):

- Muitos animais abandonados mais a exploração da vida animal como forma de atrair turistas. 

- Lixo muito lixo: na berma das estradas, nas ruas, nos rios. Muitas zonas ainda sem saneamento básico. E obviamente isto tem as suas implicações em termos de cheiros.

- Os padrões de higiene são diferentes e às vezes é preciso ser-se mais flexível. Não é pelo sítio ter um aspecto mais modesto ou ser “diferente” do que estamos habituados que é sujo! Há sempre cuidados básicos a ter, obviamente, mas viver dentro de uma redoma no sudeste asiático tira muita piada a toda a experiência. 

Porque se for para ser igual ao que já conheço e estou habituada, qual é a piada?!

Comentários

Mensagens populares