Por Singapura | Around Singapore


Já manifestei aqui no blog o meu amor por Singapura. Sendo uma escala de eleição para quem vem para a Austrália e sudeste asiático, deixo aqui as minhas sugestões - porque vale mesmo a pena sair do aeroporto e explorar esta "cidade":

- Passeio de barco (bumboat) pelo Singapore River: À primeira vista pode parecer uma atividade "para turista" mas estes passeios de barco são realmente uma das melhores maneiras de ver o centro da cidade.

- Chinatown, com destaque para:
  • Thian Hock Keng Temple, construído em 1839 foi o primeiro templo chinês taoísta de Singapura e é um dos templos chineses mais antigos da cidade; 
  • apesar de estarmos na Chinatown é aqui que encontramos o templo hindu mais antigo - Sri Mariamman Temple; 
  • Budah Tooth Relic Temple, um magnífico templo budista - não esquecer de ir ao jardim no terraço!!
- Little India e Kampong Glam, com destaque para:
  • o templo Sri Veeramakaliamman, dedicado a Vinayagar, Viswanathan e Kali - é qualquer coisa de incrível;
  • a Sultan Mosque, no coração do bairro árabe, com a sua cúpula dourada, misto de arquitectura persa, mourisca e turca (os não-muçulmanos podem entrar mas fora das horas de oração);
  • o Mustafa, um centro comercial gigante que está aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana (fazer compras aqui é quase uma experiência cultural).
(etiqueta nos templos hindus: todos os visitantes têm de se descalçar antes de entrar no templo, e ter as pernas e braços tapados; etiqueta nas mesquitas: braços e pernas tapados, cabeça coberta para as mulheres)

- Marina Bay com os seus Gardens by the Bay: Quer a vista a partir da Marina Bay (para cima), quer a vista a partir do Marina Bay Sands (para baixo), são obrigatórias. Recomendo a visita aos jardins ao entardecer, para se ter uma ideia da paisagem durante o dia e assistir-se igualmente ao espectáculo da iluminação após o anoitecer. Para se poder usufruir da vista a partir do Marina Bay Sands (com a piscina de infinito mais famosa do mundo) há duas hipóteses: ficar lá alojado ou ir ao bar mesmo ao lado da piscina (o acesso à piscina é no entanto restrito).

- Colonial Quarter: Tudo começou numa pequena aldeia piscatória cercada de selva, nesta zona, e é aqui que ainda se encontra a Singapura da era colonial.

- Comer como um local: 
  • Hawker centers e food courts: a melhor comida local toda reunida sob o mesmo "tecto" - é o equivalente às zonas de restauração dos nossos shoppings, mas com uma vibe muito mais "tradicional". Alguns dos melhores são Maxwell Food Centre, Chinatown Complex e Chinatown Food Street;
  • Pratos locais a experimentar: hainanese chicken rice - é delicioso de tão simples: um prato de arroz branco com frango suculento por cima, e molho de soja, chilli e gengibre; e chilli crab - os singaporenses e os malaios disputam acerca da "paternidade" deste prato de caranguejo picante;
  • O meu favorito: kopi!! Kopi é basicamente café com leite condensado! E para acompanhar o kopi nada mais tradicional do que uma kaya butter toast: pão torrado barrado com um doce feito com leite de côco e ovo. E se se quiser a experiência completa, é juntar dois ovos (mal) cozidos.
- O mundo dos cocktails: seis dos cinquenta melhores bares do mundo estão em Singapura. Nós fomos experimentar o número 24 - Operation Dagger, um bar escondido. Tão escondido que passamos em frente da porta pelo menos 2 vezes até nos apercebermos de um pequeno sinal numa parede branca ao lado de uma porta fechada e com aspecto de enferrujada. Aberta a porta encontramos umas escadas com um ar duvidoso em direção a uma cave, e mais uma porta fechada. Lá dentro é todo um outro mundo.

- Para os hipsters: Haji Lane e áreas envolventes são o local para se estar (lojas de roupa/mobília/cds em segunda mão, cafés e cafés e cafés, galerias independentes, etc).

Para além de tudo isto, Singapura tem todo um mundo de parques de diversões, parques temáticos e afins, que tiveram de ficar para uma próxima visita :) Mas no topo da minha lista para uma próxima ida a Singapura está Haw Par Villa: aberto em 1937 este parque está sentado na categoria do "original-diferente-estranho", com os seus murais e estátuas coloridas a representar a história e mitologia chinesa. Para breve...




Comentários

Mensagens populares