Pela Malásia | Sekitar Malaysia


A Malásia estava na minha lista já há uma série de anos, desde que um antigo colega me falou das suas maravilhas. Admito que vinha com as expectativas muito-muito-muito elevadas, e a verdade é que fiquei um bocadinho desiludida (faltou-me no entanto visitar uma das partes mais bonitas do país, o Bornéu). Mesmo assim recomendo muito a Malásia: é muito menos turística que as suas vizinhas Tailândia e Indonésia, a comida é realmente boa, os preços mais que simpáticos, e o tempo a roçar o tropical.

Malaca
Destino muito pouco visitado por portugueses, continua no entanto a ter um pouquinho da nossa influência. Durante o passeio em trishaw por Malaca foram feitas várias referências à nossa presença por lá, incluindo os pastéis de nata :)

Kuala Lumpur
Foi a minha maior desilusão, admito. Estava à espera de uma cidade parecida com Singapura mas já deu para perceber que Singapura há só uma! KL é caótica, cheia de trânsito e poluição. Mesmo assim valeu a pena pelas Batu Caves (provavelmente a escadaria mais bonita que já percorri, e um dos templos hindus mais surreais que já vi, e dentro de grutas naturais) e as mais que famosas Petrona Towers.

Cameron Highlands
Para quem gosta de chá aqui não faltam plantações até perder de vista - e o chá é realmente bom. E para quem gosta de trekking não faltam caminhos para explorar pela floresta.

Penang
O ponto alto da nossa viagem à Malásia! Um centro histórico património mundial da UNESCO, considerada a capital gastronómica do país (comida de rua), street art, boas praias (que nós acabamos por não explorar por falta de tempo) e o templo mais incrível que algum dia vi - Kek Lok Si, o maior templo budista da Malásia.

Curiosidades:
  • O país é maioritariamente muçulmano por isso as mulheres estão normalmente de cabeça tapada, quando não completamente cobertas.
  • Existem sinais no metro de KL a proibir o contacto amoroso.
  • Pensava que o inglês era bastante mais falado do que é na realidade.
  • É muito comum ver-se as pessoas na rua com uns saquinhos de plástico pendurados no pulso, com uma palhinha espetada: é a versão malaia (na Tailândia também se vê) de café/chá take away - e é delicioso.
  • Natal na Malásia: não existe a nossa tradição de passar o Natal com a família em volta da mesa. No dia 24 à noite (consoada) fomos jantar a um mercado de rua em Malaca, que estava completamente a abarrotar! No dia 25, em KL, os malaios aproveitam para ir às compras (início dos saldos).



Comentários

Mensagens populares