Por Helsínquia | Ympäri Helsinkiä

O ano passado em Kiruna ficamos com o bichinho da Lapónia e logo decidimos que gostávamos, da próxima vez, de visitar a Lapónia finlandesa. A 1 hora e 30 minutos de avião a partir de Copenhaga (ou uma viagem de ferry a partir de Estocolmo de cerca de 11h), não podíamos deixar Helsínquia para trás! Assim decidimos começar e terminar a nossa visita à Finlândia, na sua capital.

A capital finlandesa não é conhecida como uma meca do turismo. Mas não deixa de ter os seus encantos. Admito que não passamos muito tempo por aqui - até porque quisemos aproveitar para visitar Tallinn - mas do pouco que fizemos (e que gostamos muito!) deixo aqui as minhas recomendações:

Löyly. Já aqui falei de quão importante é a sauna na vida de um finlandês. O Löyly é uma sauna, um bar e um restaurante, bem junto ao Báltico. Comprar bilhete para a sauna com alguma antecedência é praticamente obrigatório durante os fins-de-semana tal é a popularidade junto dos locais. Quatro saunas de estilos diferentes e um mar sempre disponível bem ali ao lado são a garantia de umas horas excelentemente bem passadas.

- Helsínquia é relativamente compacta, dando para fazer uma boa parte das principais atrações enquanto se caminha. A Avenida (e jardins) Esplanade, a Praça do Senado (com alguns dos melhores exemplos da arquitectura neoclássica do país), a Catedral de Helsínquia (luterana; vale bem a pena subir a escadaria de onde se tem uma excelente vista para o porto), a Praça do Mercado (ver mais abaixo), a majestosa Catedral Uspenski (a maior igreja ortodoxa da Europa Ocidental), etc.

- Na Praça do Mercado encontram-se barraquinhas diversas com comida tradicional, bem como souvenirs. Aqui perto também se encontra um famoso mercado coberto onde a comida é também rainha. Não muito longe da Praça do Mercado, em Allas Sea Pool, pode-se nadar numa piscina marítima e aproveitar o calor da sauna finlandesa - ou simplesmente apreciar a vista da cidade e do mar a partir do terraço.

- Moomins e FazerOs Moomins são parte essencial da cultura finlandesa. São uns trolls brancos fofos, criados em 1945 por uma escritora/ilustradora sueco-finlandesa, cujas histórias promovem a aventura, inclusão, respeito pelos outros e pela natureza, tolerância, liberdade e amizade. Hoje em dia encontram-se os Moomins em livros, na TV, num museu dedicado aos Moomins, num parque temático dedicado aos Moomins, e nas várias lojas espalhadas pela cidade (e país) onde se encontra praticamente TUDO-versão-Moomins, desde roupa de criança, a passar por bolachas e chocolates, e a terminar em artigos de joalharia. Já a Fazer é uma marca de chocolates finlandesa criada em 1891. Alguns dos chocolates da Fazer que "mudaram a minha vida": Kina, Susu, Geisha e Dumle; e uma excelente atividade para os gulosos como eu (eheh) é passar algum tempo no supermercado - ou numa das lojas da Fazer - à procura do chocolate "certo" :)

Recomendações de restaurantes: Restaurant Goose Pastaba (não aceitam reservas e são conhecidos pelas filas beeem longas), Ravintola Pobre, Restaurant Muru, Spis, Ravintola Kamome, Lappi Ravintola.


Comentários

Mensagens populares