Sobrevivendo aos invernos suecos | Överlevde de svenska vintrarna

A partir de finais Outubro o mood começa de facto a mudar. Os dias começam a ficar curtos e frios e curtos (não sei se já tinha dito). Admito que recém-regressada do Chipre passei duas semanas beeeeeem deprimentes enquanto o meu cérebro tentava compreender e aceitar tamanha escuridão (e acreditem, só estava a começar...).

Como é óbvio eu não sou a única a sentir-me assim! Depois de alguma leitura deixo-vos aqui algumas dicas que ajudam a superar estes meses menos bons (...Novembro para mim foi o pior mês).

Aproveitar a (pouca) luz do dia
Com a roupa certa não há nada melhor do que aproveitar os poucos raios de luz e usufruir da natureza. Há atividades para todos os gostos e carteiras: caminhadas, patinagem no gelo, esqui, pesca no gelo, etc etc etc, sendo que o importante é sair de casa.

Lar doce lar
Velas e velinhas, luzes e luzinhas, mantas e almofadas fofas. Os suecos (e nórdicos em geral) sabem quão importante é manter um lar confortável e aconchegante, que faça esquecer a escuridão lá fora.

E ainda...
Socializar com amigos, bebidas quentes (café, chá, glögg por altura do Natal; as termos existem precisamente para manter as bebidas quentes, principalmente em passeios pela natureza), suplementos de vitamina D, lâmpadas de terapia da luz - eu não experimentei nenhuma mas conheço quem jure que são fantásticas. 


Felizmente a época natalícia funciona como uma pausa bem merecida deste ambiente mais "deprimente" (aqui e aqui)! E a partir de fins de Fevereiro já se começam a notar os dias cada vez mais compridos, a caminho de dias com luz durante mais de 16 horas :)

Comentários

Mensagens populares