O nosso Natal por Estocolmo | Vår Jul i Stockholm

Apaixonei-me de novo por Estocolmo por altura do Natal. A decisão de passar cá a época foi facilitada por toda a magia natalícia que se vive na cidade - já não me lembrava de "sentir" tanto esta época e sem dúvida não há NADA como um Natal frio passado no hemisfério norte e bem ao norte:

  • a neve antecipada: é MUITO raro nevar em inícios de Dezembro mas este ano aconteceu, e dadas as temperaturas baixas (-10C a -17C) manteve-se um manto branco pela cidade durante uns dias largos; ainda é expectável alguma neve (mas pouquinha!) nas próximas horas (update: está a nevar precisamente agora <3)
  • as mesas de Natal: experimentamos a mesa tradicional sueca do Den Gyldene Freden (adorei o ambiente, a comida, a companhia e o chef que nos explicou todos os detalhes acerca da nossa primeira experiência "mesa de Natal"), a mesa de influência italiana no Trattorian e a mesa de influência asiática no Berns Asiatiska, provavelmente o restaurante mais bonito onde já estivemos - e com comida igualmente deliciosa!
  • os concertos: fomos ao tradicional concerto de Natal em Berwaldhallen e a uma das sessões Candlelight (mais do que o repertório, foi o ambiente que nos conquistou: uma das salas maravilhosas da maravilhosa Câmara Municipal de Estocolmo, onde o palco estava "coberto" de velas)
  • as luzes: sendo as minhas favoritas os alces em Nybroplan e os veados reais em Brunkebergs Torg
  • os mercados de Natal
  • a decoração das casas, dos restaurantes, das ruas, etc

Amanhã vamos começar o nosso dia 24 com um passeio por Skansen (museu ao ar livre) onde vamos visitar as renas, entre outros animais-fofos, seguido de um almoço sueco leve.

A tarde vai ser passada a cozinhar, tal como já é tradição (é do que sinto mais falta, passar a tarde a cozinhar com a minha mãe enquanto relembramos estes momentos vividos com a minha avó ainda presente - ela comandava e nós fazíamos): o arroz doce e as rabanadas com xarope de vinho do Porto (aqui não há pão cacete mas vou-me arranjar com outro tipo de pão). Hoje já me aventurei e fiz uns "caramelos" tradicionais suecos feitos com natas, xarope de açúcar e açafrão, e cobertos com avelãs aos pedacinhos.

O nosso jantar vai ser o tradicional bacalhau cozido com todos, trazido pelos nossos queridos amigos - não me dediquei o suficiente a encontrar bacalhau salgado por aqui - e que também nos trouxeram alheiras que vão ser o nosso almoço de dia 25, juntamente com o farrapo-velho.

Temos vinho português e julmust (o refrigerante sueco que "sabe a Natal"), nozes/avelãs/figos secos, queijos variados incluindo uma-espécie-de-Queijo-da-Serra-só-que-espanhol - é queijo de ovelha amanteigado e recebeu o prémio Super Gold nos World Cheese Awards 18/19 e foi a coisa mais parecida que consegui encontrar, perdoem-me! E também não faltam os Ferrero Rocher, que não foram super fáceis de encontrar.

Cá em casa não há árvore de Natal mas não faltam luzes e luzinhas e velas e velinhas - e quando espreitamos pelas janelas vemos mil luzinhas mais! Vamos ter uma playlist de músicas de Natal a tocar e o cheirinho do glögg vai inundar a casa. Ah, e também não vai faltar o quackar do Pato Donald :)


Vi önskar dig en God Jul!!

Uma sugestão de roteiro por Estocolmo durante a época natalícia aqui.
Mais acerca das tradições de Natal por Estocolmo aqui.
Mais sugestões do que fazer em Estocolmo em Dezembro aqui.

Comentários

  1. Feliz Natal amigos, já tinha saudades de lêr as vossas aventuras. Beijinho *Ni

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares