Missão cumprida: o sol do Chipre | Η αποστολή ολοκληρώθηκε: ο ήλιος της Κύπρου


Missão cumprida: baterias de vitamina D carregadas e relaxe total (embora agora a sofrer de uma certa depressão pós-férias...).

Li muito (acabei o 1984 do George Orwell, li o Rebecca da Daphne du Maurier e li metade do A Little Life da Hanya Yanagihara, que continuo a ler deliciada, agora em casa), dei muitos mergulhos, apanhei muito sol-bom e comi e bebi qb.

Entretanto também descobri que "aguento" muito bem o descanso :) Era exatamente isto que estava a precisar e, ao contrário do que esperava, os remorsos são zero: os nossos dias foram passados maravilhosamente e em modo repeat, à volta da piscina, dentro da piscina, dentro do mar, a caminhar à beira-mar, na esplanada e no restaurante.

O Chipre é obviamente muito mais do que isto!! Dada a sua localização privilegiada tornou-se um ponto de passagem para a rota marítima do Mediterrâneo, tendo por isso bebido de influências variadas que podem ser encontradas por toda a ilha. Além disso, toda a questão geopolítica - a ilha do Chipre está dividida entre duas zonas, a zona sul da ilha que está sobre o controle efetivo da República do Chipre, e que compreende cerca de 59% da área da ilha, e a zona norte da ilha, administrada pela auto-declarada República Turca do Norte do Chipre, que é reconhecida apenas pela Turquia e que cobre cerca de 36% da área da ilha (a comunidade internacional considera a parte norte da ilha como um território da República do Chipre ocupado por forças turcas, sendo que a ocupação é vista como ilegal sob a lei internacional) - acrescenta outra camada de "interesse" já que basta atravessar a "fronteira" para se passar da "Europa" para o "Médio Oriente".

Protaras, Chipre


Comentários

Mensagens populares