Cuidado com o que desejas | Be careful what you wish for


Vim para a Austrália a pensar numa eventual mudança de carreira. Mais assustador do que não ter avançado por aí, foi o facto de quando decidi reprogramar as minhas expectativas e voltar à minha área, ter sido um processo bem mais difícil do que estava à espera.

E quando finalmente aconteceu, o meu medo de não encontrar trabalho deu lugar a dois novos medos:

1. Como é que eu vou conseguir trabalhar numa área completamente nova (e em inglês?!)

2. E se eu não for suficientemente boa?!

Como é possível a minha "pior" experiência profissional até hoje ser também a melhor?!

Tenho trabalhado no duro ("sangue, suor e lágrimas") - nada a que já não estivesse habituada. Mas enquanto antes tinha sempre alguém a quem perguntar, alguém que eu sabia que ía resolver o meu problema (ou pelo menos ajudar a resolver), agora sou eu que tenho de encontrar as minhas soluções, traçar o meu próprio caminho e (tentar) levar os outros comigo.

Precisei de algum tempo para encontrar a minha voz: o meu inglês pode não ser perfeito e o meu sotaque não engana, mas os meus números não mentem ;)

Também demorei algum tempo a encontrar o meu equilíbrio, equilíbrio esse com o qual ainda vou batalhando, tenho de admitir...


A quem está desse lado: a capacidade de adaptação do ser humano é qualquer coisa de incrível. E nós portugueses somos realmente desenrascados! Não estou a falar do desenrascado tipo "espertinho" - também temos desses, obviamente - mas sim do desenrascado que sabendo agir em conformidade ("dentro da caixa") sabe ainda melhor pensar fora dela.

Comentários

Mensagens populares