A minha nova regra dos 95% | My new 95% rule


Ainda batalho muito com o (não) dar 100% de mim no trabalho.

"Uhhhh, a Joana é mesmo dedicada; dá tudo o que tem!"

E isso será assim tão bom?!

Porque é que tenho o meu chefe, a uma sexta-feira a meio da tarde a dizer-me: "Joana, vai para casa e aproveita o fim de semana!", e mesmo assim a Joana fica até às sete porque quer mandar um email para alguém que só vai olhar para ele na segunda de manhã na melhor das hipóteses?!

OK, eu dou 100% de mim no trabalho, mas alguém irá notar se eu der "apenas" 95%??
Porque é que tenho de trabalhar das 8 da manhã às 7 da tarde e faltar ao ginásio? Ou então estar tão cansada que adormeço a ver um filme com o Tiago a seguir ao jantar? Porque é que me custa tanto marcar alguma coisa para sexta à noite? (resposta: porque sei que vou estar a dormir em pé...)

No outro dia estava a ler um artigo de um psicólogo que sugeria às pessoas "demasiado" envolvidas no trabalho fazerem esta experiência: reduzirem 5 pontos percentuais ao seu nível de dedicação. Surpresa das surpresas: quem fez isso não sentiu qualquer tipo de "retaliação", não foi alvo de nenhum tipo de comentário, e ficou com a nítida sensação de que ninguém efetivamente notou!

-----

De há uns meses para cá tenho vindo a testar esta teoria: testada e aprovada! Ainda não estou onde quero - a minha ética de trabalho mete-se muitas vezes no meio das minhas convicções - mas estou finalmente a abraçar uma relação mais equilibrada com o trabalho.

Comentários

Mensagens populares