O segundo trimestre | Andra trimestern

Quem cunhou o termo "enjoos matinais" devia ser um homem sem relógio: sim, os enjoos podem durar o dia TODO, e não, não estão constritos ao primeiro trimestre... Em PRINCÍPIO os enjoos acontecem com mais frequência no 1T, mas a verdade é que comigo estenderam-se igualmente pelo 2T: uns dias melhores, uns dias piores, mas sempre com os enjoos bem presentes. Só a partir de meados do quinto mês é que comecei a não me sentir constantemente enjoada, e a sentir mais apetite (para o bem e para o mal ahah).

Desejos: sinceramente nada de extraordinário... De vez em quando apeteciam-me pastéis de Belém e croissants de massa brioche (não os de massa folhada!), mas como não havia nada a fazer, passavam depressa. Nada de f*r*a*n*g*o ainda, e as salsichas também me faziam muita confusão; e o alho caía-me mesmo muito mal. Muita sede! E andei com mais vontade de beber leite!

Andei muito menos cansada - já me conseguia deitar no sofá sem adormecer automaticamente, e o sono à noite melhorou substancialmente apesar de muitos (!) sonhos. Mais ao final do 2T andava cheia de energia, e ainda bem porque coincidiu com a nossa ida a Malta e com a nossa mudança de apartamento!!

Confirmei com o Tiago e tive pouquíssimas oscilações de humor, tendo andado sempre bastante calma, controlada e sem stress (obrigada hormonas!).


“It’s hard not to be afraid. Be less afraid.”
Susan Sontag


Algumas observações:

- Já me começa a ser mais natural ter um ser a crescer dentro de mim: as coisas acontecem tão gradualmente que dá tempo para uma pessoa se ir habituando. Mas sentir o bebé a mexer dentro de mim ainda é bastante estranho!

- A barriga continuou bastante discreta mas no final do 2T começou a dar mais nas vistas; mesmo assim ainda ninguém me cede lugar nos transportes públicos ahah.

- Durante o 2T dedicamo-nos à leitura do livro Nurture: a modern guide to pregnancy, birth, motherhood - and trusting yourself and your body, e do livro The couples' pregnancy guide: how to navigate pregnancy and childbirth as a team. Também fiz treinos especializados para grávida, acompanhados pela minha PT Daniela (via Zoom).

- Durante o 2T ainda tive tempo para partir-ou-não o dedo mindinho do meu pé direito (partido ou não, não havia nada a fazer), e arrancar um dente do siso.

- Passei todo o início da gravidez a dizer que achava que era um menino... Com o avançar da gravidez deixei de estar tão "segura", até porque o que interessava - obviamente!!!! - era que estivesse tudo bem, e não o sexo do baby. Até que na ecografia da semana 19 deram-nos a notícia que é uma menina que está a crescer dentro de mim <3


Resumo do primeiro trimestre aqui.

Comentários

Mensagens populares