Por Malta | Madwar Malta

Chegados das nossas duas semanas de férias por Malta, tínhamos uma mudança de apartamento à espera, com tudo o que isso implicava. E sendo que desta vez optamos por um apartamento não mobilado, ainda tivemos de tratar dos móveis: compra, transporte e montagem. Logo a disponibilidade para me dedicar ao tema de Malta tem sido mínima, mas acontece ao dia de hoje, em que praticamente já só nos falta pendurar cortinas ;) Durante a mudança ainda tivemos um dente do siso que teve de ser retirado (meu), e uma cama que teve de ser desmontada e devolvida - e outra a ser encomendada e montada - tal era a chiadeira da primeira. Ah, e tudo isto com um dedo mindinho do pé partido-ou-não (meu) - partido ou não, não há nada a fazer e está bem melhor (provavelmente não partido!).

Mas voltando ao tema Malta :) Gostamos muito mas não adoramos ao ponto de lá querer voltar todos os anos ou tão cedo. As ilhas gregas que visitamos (Milos e Folegandros) e o sul da Sicília fazem muito mais o nosso género particularmente por quatro razões:

- Malta é super densamente povoada. É o país mais densamente povoado da Europa (a sua densidade populacional é 15 vezes mais elevada que a média europeia) e o nono no mundo. Nós visitamos nas últimas duas semanas de Setembro, que já não são época alta, e mesmo assim em determinadas zonas da ilha de Malta o trânsito consegue ser caótico - e sem falar do estacionamento!! Até Gozo, uma ilha BEM mais sossegada, tem trânsito e problemas de estacionamento tal é o número de carros em circulação (e com ruas estreitíssimas, e casas/prédios sem garagem).

- Praias de areia… Um maltês irá dizer-vos que não faltam praias em Malta! Não faltam baías incríveis com uma água azul e morna fantástica - certo! Mas se não dá para espetar o guarda-sol, então não é praia!! Há IMENSAS “praias” de pedrinhas e rochas e afins, mas eu preciso de um sítio com sombra para as horas de maior calor, logo preciso de areia para conseguir enfiar o guarda-sol (estou a ficar velha?!). Em Malta encontramos 4 boas praias de areia, todas mais a norte: Ghajn Tuffieha, Ir-Ramla tal-Mixquqa, Il-Bajja tal-Għadira e Paradise Bay; e em Gozo encontramos uma excelente praia de areia: ir-Ramla l-Ħamra. Todas as outras são adoráveis para um mergulho mas apenas para isso (para mim).

- Os preços são bastante aceitáveis mas a qualidade do serviço achei assim para o fraquinha… Juro que não estou a ser snob, mas, por exemplo, o facto de mais de 90% das pessoas da área de hospitalidade com quem nós lidamos não serem locais, fez com que a experiência soasse a menos autêntica.

- A comida, apesar de boa, não é nem de longe nem de perto como a grega ou a italiana. Em Malta há uma fusão bastante interessante de culinárias (grega, italiana, norte de África, inglesa?!) mas infelizmente a qualidade dos produtos/cozinheiros (mais uma vez minha opinião) não é a melhor.

Mas não me interpretem mal - passamos duas semanas muito boas por Malta, Gozo e Comino (as 3 ilhas de Malta): 
- temperaturas deliciosas apesar de bastante mais humidade do que eu estava à espera (principalmente na zona da capital Valletta)
- uma água incrível quer pela cor, quer pela temperatura - das melhores águas onde nadei nos últimos anos
- deu mesmo para relaxar, se calhar até demais ahah: como tínhamos duas semanas fizemos tudo em ritmo beeeem lento, mas 8/9 dias seriam suficientes para quem estivesse com mais pressa

As minhas recomendações:
- Se possível alugar carro: obviamente permite uma experiência muito mais flexível e à medida, e de preferência um carro pequeno por causa do estacionamento…
- 3 noites em Rabat, de preferência na ou bem perto da Mdina, 3 noites em Mellihea, 5 noites em Gozo e 3 noites na área de Valletta (Sliema e Birgu são excelentes opções e com ferry rápido para Valletta).
- As minhas praias/baías favoritas: em Malta - Ghajn Tuffieha, Ir-Ramla tal-Mixquqa, Il-Bajja tal-Għadira, Paradise Bay, Għar Lapsi e Qawra Point Beach (e não gostei nada-nada da zona de St. Julian's); em Gozo - ir-Ramla l-Ħamra, Kantra Valley, San Blas Beach, Gorgun beach e arredores e Hondoq ir-Rummien.
- As minhas zonas favoritas: adorei a Mdina (fãs de Game of Thrones vão perceber), gostei muito da Citadela de Victoria (zona antiga e muralhada da capital da ilha de Gozo) e gostei mesmo muito de Valletta!
- O que mais gostei: um passeio de barco até à ilha de Comino é obrigatório!! A Blue Lagoon e a Crystal Lagoon têm estes nomes ("azul" e "cristal") porque realmente têm uma cor ma-ra-vi-lho-sa e são deliciosas para banhos!


Comentários

Mensagens populares