O primeiro trimestre | Första trimestern
(post escrito em Julho)
O primeiro trimestre foi muito duro. Já na semana anterior à data prevista para o meu período comecei a ficar enjoada, perdi o apetite e comecei a sentir-me extremamente cansada - sintomas, pensava eu, de uma qualquer gripe ou mesmo do período que se aproximava.
Passei os três primeiros meses de gravidez num estado quase constante de náusea (acabei por perder cerca de 4kgs nos dois primeiros meses). Felizmente só vomitei uma vez, o que me fez optar por não tomar medicação. E certos cheiros eram realmente incomodativos: o cheiro do meu detergente de louça, do meu baton do cieiro, de fritos (bacon nem se fala!), de alho, de tangerinas.
Não tive grandes desejos - o Tiago foi outra conversa... - tendo sido os mais "estranhos" sopa de legumes e McFish (sim, o hambúrguer de peixe da McDonalds). E eu que sou super de doces acabei por acalmar bastante!! E ganhei absoluto nojo a f*r*a*n*g*o - ainda antes da linha azul o f*r*a*n*g*o cru já me estava a fazer confusão; depois da confirmação da gravidez nem conseguia dizer em voz alta o nome da ave, e aquela que era a minha proteína favorita foi completamente banida da nossa dieta!
Também não me podia deitar no sofá sem adormecer em minutos: nunca tive tanto sono durante o dia na minha vida (já o sono durante as noites não foi fantástico).
Algumas observações:
- Ter um ser a crescer dentro de mim é algo alien, que me causa alguma confusão.
- Foi-me difícil reconciliar toda a náusea/cansaço com uma barriga inexistente e com zero sensação de um bebé dentro de mim.
- Esta coisa de ninguém (ou praticamente ninguém) saber da gravidez nesta fase, este "teatro" social em que aparento estar na mesma mas em que estou completamente diferente (!), isto nem sempre é fácil.
- Foco: tentar viver um dia de cada vez e tentar usufruir ao máximo do momento; não estar preocupada com coisas que irão/poderão acontecer daqui a meses/anos.
Comentários
Enviar um comentário