Por Oslo | Rundt Oslo

A Noruega é considerada por muitos - e de forma justa a meu ver - um dos países mais bonitos do mundo. No entanto, essa beleza não a encontrarão propriamente por Oslo - Oslo encaixada numa baía e rodeada de montanhas à distância não deixa de ser uma cidade BEM interessante, mas não é representativa de QUÃO magnífica é a Noruega (a meu ver). Mas já que tínhamos apenas 4 dias - fim de semana prolongado, e o Tiago não conhecia Oslo (eu já cá tinha estado durante a minha primeira visita à Escandinávia quando adolescente), resolvemos dar um salto até à capital norueguesa - até porque queríamos muito ir visitar o The Well!!

Por alguma razão Estocolmo é considerada a Veneza do Norte e Copenhaga é a capital cool dos nórdicos. Já Oslo encanta-me particularmente pela a sua localização junto à água, pelo verde das montanhas ao redor, e pelos barcos a velejar entre as várias ilhas do fjord de Oslo.

Resolvemos ir de comboio a partir de Malmö - normalmente a viagem é toda feita de comboio até Oslo, mas como estavam a fazer uns trabalhos planeados na linha, em Gotemburgo trocamos para uma camioneta (ao todo foram cerca de 6h de viagem). Eu que planeava aproveitar a viagem para ler acabei por passar todo o tempo colada à janela a apreciar a paisagem: o verde das florestas e dos campos, o amarelo das flores da canola (campos a perder de vista), e o mar do norte a aparecer de vez em quando: a viagem é realmente muito bonita!

Tivemos a sorte de um tempo ma ra vi lho so!! Aquando do meu regresso ao trabalho na segunda-feira o meu bronze foi prontamente notado pelos meus colegas, e quando lhes disse que tinha sido o sol de Oslo, demoraram uns segundos a perceber que eu não estava a fazer uma piada - sim, aqui no norte também faz sol e dá para bronzear bem :)

Coisas a ver/fazer em Oslo:

Passear pela zona do porto: Destaque para a ópera, para a pequena praia junto à ópera, e para as saunas flutuantes.

As saunas urbanas: Uma das atividades mais giras, para mim, para se fazer em Oslo, é passar umas horas numa das inúmeras saunas flutuantes no porto de Oslo. E obviamente um (ou vários) mergulho(s) na baía! Kok e Salt são algumas das saunas mais famosas.

A ópera de Oslo: Um dos edifícios mais modernos da Escandinávia, esta ópera foi desenhada para se assemelhar a um glaciar. É um dos edifícios mais icónicos da capital norueguesa, e a vista do seu "telhado" vale bem a subida.

Explorar a área de Aker Brygge (a minha zona turística favorita): Este bairro, bem junto à água, tem esplanadas encantadoras para usufruir do sol e das vistas para a água e para a Fortaleza de Akershus (o pôr-do-sol a partir dos jardins desta fortaleza também vale muito a pena!).

O parque de esculturas no Frogner Park: O parque em si é muito bonito, e um local excelente para se estender uma toalha a apanhar sol. As mais de 200 esculturas de Gustav Vigeland, em bronze, granito e ferro forjado, justificam este ser o parque mais visitado na Noruega.

Vistas panorâmicas a partir de Holmenkollen: Uma pista de ski olímpica, com um museu sobre a história do ski/snowboard e da exploração do Pólo Norte, e com vistas panorâmicas da cidade.

Ir num dos inúmeros passeios de barco.

Oslo tem obviamente muito mais que ver/fazer do que aquilo que nós vimos/fizemos, por isso deixo mais ideias aquiaqui e aqui.

Onde comer/beber:
Sim, a Noruega tem fama de ser o país nórdico mais caro - e sendo que os países nórdicos já são BEM caros, ser o mais caro dos nórdicos é de facto caro. Mesmo assim, não foi TÃO caro como eu estaria à espera...

Praças de alimentação: Vippa, localizado na zona do porto junto a um edifício industrial; Oslo Street Food.
Para pizza: Mama Pizza.
Para peixe: Lofoten.
Outros muito recomendados: Sentralen; Vaaghals; Katla.
Mais refinados: Arakataka; Einer.

Observações menos positivas: algum lixo pelas ruas (não estava nada à espera!), muitos pedintes - principalmente na área em redor da estação central.


Comentários

Mensagens populares