Lapónia no inverno (II) | Lappland på vintern (II)

Inspiração para umas férias pelo Ártico (parte 2; parte 1 aqui):

Relaxar na sauna - e mergulhar no lago gelado

A sauna é uma parte integrante da cultura sueca (e também finlandesa). As saunas mais típicas consistem em pequenas cabanas de madeira, aquecidas com um pequeno forno a lenha, e atingem temperaturas entre os 80C e os 100C. E perto/junto/em cima de um lago de preferência :)) A sauna é excelente para relaxar - o Tiago até adormeceu, e para 'aquecer' depois de um dia repleto de atividades ao ar livre.

É muito comum para os suecos estarem nus na sauna, e embora isso não me incomode particularmente, reservei esta sauna só para nós os dois, nas margens do lago (gelado) Torneträsk, no parque nacional de Abisko. É uma caminhada de 20 minutos pela floresta, em que só se ouvia o 'shhh-shhh-shhh' da neve debaixo das nossas botas, até se encontrar uma pequena casa de madeira, com vista privilegiada para o lago, sinalizada com duas velas acesas à porta.

Durante o inverno a tradição passa por sauna + mergulho no lago gelado (é feito um buraco no gelo e são colocadas umas escadas) + sauna outra vez. A água, a cerca de 4C, é quase anestesiante, mas o pior são definitivamente os pés! Mas recomendo MUITO! (acreditem que é bem melhor do que parece ;))

Apreciar a vida animal do Ártico

Para além dos trenós puxados pelos cães ainda fomos passear a cavalo (cavalos islandeses super-preparados para o frio!) pela floresta coberta de neve - na floresta éramos só nós e os dois alces com que nos cruzamos. Apesar de ter temido pela minha vida durante cerca de 1 minuto (que pareceram 10 ahah) - os cavalos começaram a galopar A SÉRIO e eu não tinha percebido que isso ía acontecer logo fui completamente apanhada de surpresa - todo o passeio é lindíssimo!

Na quinta onde vivem os cavalos ainda vimos imensos alces a comer - nesta altura do ano os alces têm muito pouco que comer na floresta, o que faz com que procurem os 'humanos' atrás de alimento; nesta quinta têm inclusive uma zona exclusiva para eles (os cavalos e os alces não são os melhores amigos do mundo). Ainda tivemos a visita da rena do vizinho - todas as renas na Suécia têm dono, mas andam a passear livremente (durante uma viagem de carro ainda vimos um grupo de quatro renas a atravessar o rio gelado).

Visitar (e dormir) no IceHotel

IceHotel, o primeiro hotel de gelo do mundo, encontra-se na Lapónia sueca, em Jukkasjärvi. O hotel 'original' é re-construído todos os anos por vários artistas, com neve e blocos de gelo retirados do rio Torne. Desde 2016 foi criado o IceHotel 365, que existe todo o ano, e que apesar de não ser TODO de gelo, a parte mais importante - os quartos - é (esta estrutura é mantida fria com a ajuda de painéis solares massivos). Há uma série de quartos mais simples - todos iguais, e depois há uma série de quartos construídos por artistas, e que são autênticas obras de arte. Destaque ainda para a capela e para o bar, ambos, como não podia deixar de ser, de gelo.

Eu inicialmente tinha marcado uma noite num quarto de gelo: o quarto é TODO de gelo, cama incluída, com um colchão, peles de renas e sacos-cama térmicos próprios para o Ártico, e a temperatura são uns constantes -5C. Quando contei ao Tiago, a reação dele - de uma pessoa bem prática - foi do tipo: vamos pagar mais (sim, os quartos de gelo são 3 vezes mais caros que os quartos normais) para dormir desconfortáveis?! Cedi sem grandes dramas e ainda bem que o fiz, porque quando chegamos ao nosso quarto 'normal' depois do passeio a cavalo, estávamos mais que prontos para um banho quente e para uma cama quente :)

Comentários

Mensagens populares