Tradições de Natal por Estocolmo | Jultraditioner runt om i Stockholm

Já deu para perceber que os suecos, na sua generalidade, são pessoas de tradições, sendo Dezembro um mês carregado delas! Ficam aqui algumas das minhas favoritas:

A inauguração da iluminação de Natal
A inauguração da iluminação de Natal, no centro da cidade, acontece no segundo fim-de-semana de Novembro, com direito a cerimónia de inauguração e transmissão em direto. É possível encontrar online um pdf com o mapa da iluminação pela cidade.

Os mercados de Natal
Os mercados de Natal começam a aparecer pela cidade no final de Novembro. Alguns duram apenas um determinado fim de semana do Advento, mas dois dos mais famosos duram praticamente um mês, até ao Natal: o mercado de Natal de Gamla Stan e o mercado de Natal de Skansen.

A decoração das casas
A partir do primeiro domingo do Advento começa-se a ver um aumento significativo no número de luzes decorativas, que existem, como sabem, todo o ano: é rara a janela da casa que não tem um candelabro do Advento e/ou uma estrela, e nesta altura as luzinhas da varanda mantêm-se ligadas durante o dia e a noite. (Algumas lojas também colocam ramos de pinheiro, no chão, à entrada das lojas).

As "mesas de Natal"
A partir da última semana de Novembro começam a aparecer os menus de "mesas de Natal" em diversos restaurantes (muitos inclusive, durante um mês, apenas servem este menu).
A mesa de Natal tradicional sueca consiste num buffet que inclui, entre outras coisas: diversos tipos de arenque em pickle, queijos, "tostas"/pão tradicional, salmão fumado, salada de camarão, carnes frias, fiambre de Natal, legumes em pickle, batatas cozidas com endro, almôndegas, salsichas, barriga de porco, "tentação" de Janssons (que é uma espécie de bacalhau com natas mas com arenque em vez de bacalhau), e sobremesas (bombons diversos, "arroz-doce", bolo de chocolate com natas, etc). Tudo isto regado a julmust (um refrigerante servido apenas nesta época e na Páscoa), cerveja e snaps. Diz a tradição que uma pessoa deve ir à mesa 7 vezes buscar comida, sendo que cada ida deve ser dedicada a um "tipo" de comida.

As celebrações de Santa Luzia
A Santa Luzia, fortemente associada à luz, é celebrada a 13 de Dezembro. Existem concertos alusivos e procissões lideradas por meninas com coroas de velas acesas na cabeça (velas a sério), seguidas por mais meninas e meninos a segurar velas acesas nas suas mãos.

Os voos das Forças Armadas suecas
Durante a época natalícia é tradição alguns aviões das Forças Armadas suecas saírem em voo em formação "árvore de Natal" (eu dei conta de dois voos em duas semanas).

Concerto de Natal em Berwaldhallen
Existem imensos concertos de Natal pela cidade. Em Berwaldhallen acontece um dos mais tradicionais e com mais "ambiente" natalício, que inclui quer músicas clássicas, quer músicas mais contemporâneas. As grandes estrelas são a Orquestra Sinfónica da Rádio Sueca juntamente com o Coro da Rádio.

O Pato Donald
Como já tinha referido anteriormente, o Pato Donald é figura central do Natal sueco. Desde 1959, às 15:00, a família reúne-se em frente à televisão para assistir ao "Pato Donald e os seus amigos desejam-lhe um Feliz Natal" (“Kalle Anka och hans vänner önskar God Jul”) - mesmo que as famílias não estejam atentamente a ver, esta será sempre a banda sonora ambiente.

A véspera de Natal
Casa decorada, maratona do Pato Donald e uma mesa de Natal recheada. E no fim é hora de abrir as prendas à volta da árvore. 

Comentários

Mensagens populares