Corte e costura em modo "Natal" | Klipp och sy i "Jul"-läge

Quem me segue por aqui já sabe que uma das partes mais engraçadas de viver fora, para mim, são aquelas pequenas coisas do quotidiano, nomeadamente a ida ao cabeleireiro.

Idos vão os tempos em que era a Okin quem me cortava o cabelo. Agora é a Sabina, sueca de gema, que adora (!) a minha ondulação natural (e eu que queria o meu cabelo esticado...), quem empunha a tesoura e faz a sua magia.

O que aprendi durante a nossa hora de sessão de corte&costura (muitas destas coisas eu já sabia mas ainda não tinha partilhado):

- O "grande dia" de celebração do Natal é dia 24 de Dezembro, e começa logo ao almoço. A tradição gastronómica inclui, entre outras coisas, perna de fiambre assada, um prato que é parecido com bacalhau com natas mas em vez de bacalhau é usado arenque, uma-espécie-de-arroz-doce, e determinados bombons sortidos.

- Uma das bebidas mais tradicionais da época (juntamente com o glögg aka vinho quente) é um refrigerante sueco que à primeira vista parece Coca-Cola e que só é consumido no Natal (e na Páscoa; a bebida é a mesma mas a embalagem muda com as festividades), e que é uma espécie de root beer.

- É tradição natalícia (todos os anos! e já desde 1959!) assistir-se na televisão ao "Pato Donald e os seus amigos desejam-lhe um Feliz Natal"; Pato Donald em sueco é Kalle Anka.

- Os bolos de açafrão, típicos desta época, ainda são melhores quando vêm do Fabrique (padaria maravilhosa). Já diz o ditado que "quem tem açafrão até na sopa o deita" - ainda não dei conta de açafrão na sopa, mas durante esta época encontra-se açafrão em todo o tipo de padaria/pastelaria/doçaria.

Interessante qb: quando fiz a marcação online tinha a possibilidade de marcar a minha sessão com "modo silêncio". Ou seja, a cabeleireira só falaria comigo caso eu falasse com ela, com excepção da parte técnica/prática do corte. E toda a informação que eu teria perdido, hein?!

Comentários

Mensagens populares