Regresso à Great Ocean Road | Return to the Great Ocean Road


Gosto muito de voltar a um sítio onde já fui feliz: gosto da familiaridade de saber exatamente para onde estou a ir e o que me espera, principalmente quando sei que há muita coisa ainda por descobrir.

No Natal de 2017 fizemos a mítica rota da Great Ocean Road com os nossos amigos Maria e João: obviamente ficou muita coisa por ver, logo o regresso era praticamente uma certeza.

Resolvemos regressar num fim de semana de outono (pré-covid19) e a experiência foi bastante diferente, com muito menos gente e muito mais espaço.


Sexta-feira

Saída de Melbourne com destino a Torquay. 

Chegados a Torquay há que ir buscar um café ao Moby antes de se seguir para o Museu do Surf que celebra a história deste desporto tão amado pelos australianos. Vale bem a pena dar uma volta pelas lojas da Billabong, Rip Curl e Quiksilver - marcas orgulhosamente australianas (as duas últimas são de Torquay).

Às 12:00 tínhamos encontro marcado com cangurus no campo de golfe de Anglesea. Basicamente os cangurus fazem deste campo de golfe a sua casa - andamos a passear de golf buggy a apreciá-los a uma distância segura já que eles não são domesticados.

Às 13:30 chegamos ao Captain Moonlite onde tínhamos reserva (e sim, a reserva é obrigatória aos fins-de-semana e feriados). O restaurante mesmo-mesmo ali ao lado da praia de Anglesea é maravilhoso!!

Durante a tarde fomos ver coalas-fofos na zona de Kennet River. Passamos umas boas horas a olhar para o topo dos eucaliptos onde de vez em quando lá os conseguíamos encontrar :) (Eles ficam mesmo bem camuflados!)

Se o tempo o tivesse permitido teríamos ido fazer o passeio na Shelly Beach, mas uma chuva chatinha resolveu dar o ar da sua graça.

Chegados a Apollo Bay - sítio escolhido para pernoitar - fomos buscar um peixe fresquinho ao Apollo Bay Fish Coop (bom-muito-bom). Fica ainda a sugestão da La Bimba para quem quiser algo um pouco mais sofisticado.


Sábado

Dia de acordar bem cedo já que às 08:50 tínhamos de estar no Otway Fly Free Top (só deu tempo de passar numa padaria e levar qualquer coisa para comer pelo caminho). Foram 3 horas e 30 minutos a fazer zipline numa das florestas mais bonitas onde já estivemos! Em certos momentos ficámos a 30 metros do chão: eu e as minhas vertigens conseguimos controlar-nos bem e apreciamos toda a aventura.

Ah, a viagem pelo parque nacional de Otway é incrível! Passámos por zonas de floresta tão cerrada e antiga que parecia que tínhamos entrado noutra dimensão - foi mágico.

Almoço no Otway Central Tavern - vamos admitir que por aqui não há muita oferta...

A tarde foi passada pela Johanna Beach e ainda conseguimos chegar aos Twelve Apostles bem à hora do pôr-do-sol - caso não se recordem os 12 Apóstolos são a imagem de marca da Great Ocean Road, apesar de serem 7 e nunca terem sido 12...

Noite em Port Campbell: o jantar foi no pub local que nunca desilude.


Domingo

Domingo foi dia de acordar tarde e ir ao brunch. Fomos ao Forage on the Foreshore mesmo-mesmo em frente ao mar de Port Campbell. O sítio é super giro - parece a sala de jantar daquela tia-avó super à frente - e a comida era muito boa! Depois de um passeio pela praia era hora de começar pensar regressar a casa - afinal ainda estávamos a mais de 3h de Melbourne.

Para o regresso optamos por deixar a GOR e ir pelo "interior": ainda deu tempo de ir comprar uns mirtilos e compota de mirtilo a uma das várias quintas por onde passamos.

Ao fim da tarde ainda fizemos uma paragem estratégica para visitar um pub bastante recomendado, mas do qual não tomei nota do nome: haverá melhor forma de encerrar o fim de semana prolongado do que com uma cerveja (Tiago) e um lemon lime and bitters (Joana) na mão?!

Comentários

Mensagens populares