Great Ocean Road de carro | Great Ocean Road by car

A Great Ocean Road é a viagem cénica mais famosa do estado de Victoria, e considerada uma das road-trips clássicas da Austrália.

Com saída e regresso a Melbourne, no mínimo dos mínimos são precisos 2 dias para os cerca de 600km (Melbourne - Port Campbell - Melbourne). Oficialmente a Great Ocean Road começa em Torquay e termina em Nelson, e tem uma extensão de cerca de 750km (ida e volta). Há quem opte por fazer uma das viagens pela auto-estrada (bem mais rápida) e a outra viagem pela Great Ocean Road - fica a nota de que é bem mais fácil aceder aos miradouros quando se viaja de Torquay em direção a Nelson.

Existem dezenas de praias, atrações, miradouros, spots para parar, mas eu vou deixar aqui apenas a indicação do que eu gostei mais:

Torquay: considerada a capital do surf australiano (casa da Rip Curl e da Quicksilver); tem inclusivé um museu do surf

Bells Beach: com uma das melhores - mais longas - direitas da Austrália (gíria surfista)

(Anglesea: dizem que o Club de Golf de Anglesea é um excelente sítio para ver cangurus; infelizmente não tivemos oportunidade de confirmar)

Lorne e as Erskine Falls: cataratas verdes para "desenjoar" do mar azul

Kennett River: coalas na natureza!!! (tivemos sorte de encontrar dois muito ativos, inclusivé a fazer transições entre ramos); lorikeets e papagaios - as aves estão tão familiarizadas com os turistas com os seus saquinhos de sementes, que mal nos viram vieram diretamente pousar na nossa cabeça e ombros

(Cape Otway: supostamente outro local onde se encontram coalas na natureza mas onde não tivemos "tempo de parar..." (leia-se, não tínhamos gasolina suficiente para o desvio - ver Nota))

Great Ocean Road Wildlife Park: próximo de Port Campbell é um parque familiar onde não falta espaço para os cangurus, emus, lamas, ovelhas, etc etc etc

Twelve Apostles: a imagem de marca da GOR; são 7 e supostamente nunca foram 12 (admitamos, Sete Apóstolos não soa tão bem como Doze Apóstolos, pois não?!), são o resultado da erosão do vento e da água e dão uma fotografia bem bonita

Loch Ard Gorge: muito próximas da Twelve Apostles, dão a sensação que estamos numa daquelas praias algarvias de arribas (tirando que esta cor de água é qualquer coisa)

Port Campbell: dada a localização próxima dos Twelve Apostles e da Loch Ard Gorge, esta vila é um excelente sítio para pernoitar

Toda a viagem recordou-me a road-trip que fiz em 2013 na Pacific Coast Highway (Highway 1, que liga Los Angeles e San Francisco, na Califórnia). Além disso, em determinadas zonas parecia que estava na costa alentejana a descer para o Algarve (saudades). A novidade era a quantidade imensa de eucaliptos - alguns com coalas-fofos incluídos, a água de um tom azul impossível de descrever, praias exclusivas para o surf, e os pássaros coloridos e exóticos que nos acompanhavam pela viagem.

Nota: Às vezes esqueço-me de que estou na Austrália. Em alturas de férias/feriados, há muita coisa fechada ou que fecha muito cedo, por isso é importante ter o depósito do carro cheio (em determinadas zonas é impossível encontrar uma bomba de gasolina self-service), ter o alojamento marcado, e ter uma ideia das alternativas disponíveis para comer (ou então levar merenda).


Comentários

Mensagens populares