Meditação filosófica | Philosophical meditation


A meditação filosófica pode ser encarada como algo complementar à meditação dita "tradicional", e é baseada no pressuposto de que muito do ruído da nossa mente vem de pensamentos que não foram analisados/trabalhados.

Com a velocidade a que vivemos, estes "pensamentos não pensados" vão acumulando, havendo inclusive quem afirme que a insónia tem origem nos pensamentos que não foram pensados durante o dia (a vingança do nosso cérebro: ansiedade, mau humor, pensamentos que entopem a nossa mente).

Dessa forma a meditação filosófica trata-se de uma ferramenta utilizada para, de forma sistemática, limparmos a nossa cabeça.

O método passa por guardar 20 minutos do nosso tempo, pelo menos duas vezes por semana (ou as vezes que forem necessárias) e investigar os nossos pensamentos, escrevendo-os. Escrever tudo sem grandes preocupações - ideias soltas, palavras, frases, imagens mentais, nomes:
  • Estou ansiosa com o quê? Detalhar tudo o que pode correr mal: mesmo com a mais negra das possibilidades, vamos sobreviver!
  • Estou triste com o quê; e com quem? Analisar as "dores" causadas pelos outros: falso estoicismo e dores mal digeridas.
  • Estou motivada com o quê?
Tenho feito isto de forma algo "informal", e mesmo assim sinto que me tem ajudado a identificar medos e ressentimentos, deixando-me mais calma quanto à minha direção. Sempre fui pessoa de fazer listas e tomar notas, e de preferência em papel - dá-me a sensação (ilusão?) de controlo. E às vezes essa sensação (ilusão?) é mais do que suficiente.

Comentários

Mensagens populares