O dia de Portugal em Melbourne | Portugal's day in Melbourne


Ontem foi dia de ir ao Queen Victoria Market para o Portuguese food festival. Não faltaram frangos no churrasco, nem bifanas, sardinhas assadas, algum bacalhau (pouco que aqui é caríssimo), pastéis de nata, bolinhos de feijão, farturas, pão com chouriço, cerveja nacional e até algum vinho português. Uma boa amostra do meu Portugal que atraiu multidões!

Estávamos rodeados de portugueses. É tão giro como uma pessoa consegue perceber quem são os portugueses mesmo sem a pista da língua - e sem a pista da camisola ou do cachecol da seleção nacional. Muitos lenços minhotos, muitas meninas vestidas com o traje da Madeira, um ou outro forcado, muitos bigodes. Sentia-me em casa :)

Houve discursos, vídeos promocionais com o que de mais bonito Portugal tem a oferecer, e música portuguesa ao vivo. Centenas de bandeirinhas de Portugal por baixo de um céu azul, uma temperatura amena de 15ºC - o outono aqui não dá tréguas - e com os arranha-céus de Melbourne mesmo ali ao lado.

Não tenho memória de algum dia ter participado numa celebração do dia 10 de junho quando vivia em Portugal. É a realidade de quem encara este dia apenas como um feriado nacional - um dia de descanso - e pouco mais. Mas agora que estou fora, tudo relativo ao meu país está elevado, exponenciado a dez. O meu coração de emigrante continua o seu processo de expansão...


Comentários

Mensagens populares