Efeito secundário da maternidade: a insegurança | Bieffekt av moderskapet: osäkerhet


Sei que há muitas mulheres que se sentem autênticas heroínas a partir do momento em que estão grávidas tal é a magia que se dá dentro de nós durante toda a gestação (e parto). Eu nunca me senti assim. Sempre me senti fascinada, incrédula até, mas sempre senti que o meu corpo estava em piloto automático - e ainda bem.

Considero-me uma pessoa segura qb. Sei quais são as minhas qualidade, as minhas fraquezas, e como navegá-las sem grandes dramas. Mas ser mãe trouxe ao de cima uma série de inseguranças que não sabia ter em mim.

O que antes me afetava só a mim / não me incomodava acerca de mim, poderá agora ter um impacto na vida da minha filha (diz-me uma vozinha chata dentro da minha cabeça). Coisas como destreza física, coragem no sentido "físico" da coisa, conforto em ocupar espaço, etc.

(Há uma série de coisas que também espero que a Aurora herde de mim, das quais tenho muito-muito orgulho, mas este post não é acerca disso.)

Depois de ser mãe comecei a ver as minhas fraquezas de uma forma mais dura. Todos queremos ser pessoas calmas. E confiantes. E realizadas. E quando isso não acontece sentimo-nos algo isolados, como se apenas nós nos sentíssemos dessa forma. Mas as nossas imperfeições não são falhas, são sim parte do que é ser humano: é sempre bom relembrar. E importante partilhar.

Comentários

Mensagens populares