O negócio do Pai Natal | Joulupukin bisnes

Eu gosto do Natal e particularmente de um Natal nórdico com frio e neve e vinho quente e biscoitos de gengibre. E não tenho absolutamente nada contra o senhor “oh-oh”, de cintura mais larga, que gosta de se vestir de vermelho - segundo a Coca-Cola, também conhecido por Pai Natal (curiosidade: na minha infância a minha mãe dizia-me que o Pai Natal trabalhava para o menino Jesus).

Rovaniemi teve a brilhante-ideia-brilhante de um dia declarar-se “a terra oficial do Pai Natal” e começar a fazer muito-muito dinheiro com isso.

Criaram, mesmo ali na linha do Círculo Polar Ártico (o Círculo Polar Ártico é uma das cinco mais importantes linhas de latitude da Terra, à latitude de 66° 33' 30'' a norte do Equador, e atravessa o Canadá, EUA, Gronelândia, um pedacinho de nada da Islândia, a Escandinávia e a Rússia; o território que fica acima desta linha é chamado de Ártico e/ou Pólo Norte), a oficina do Pai Natal, os correios do Pai Natal, e mais não sei o quê, mais os cafés e os restaurantes e as lojas de souvenirs (tantas lojas de souvenirs!!). Também há algumas atividades para graúdos e particularmente para miúdos. 

Se calhar se fosse Dezembro e não final de Fevereiro - no dia em que conhecemos pessoalmente o Pai Natal faltavam 306 dias para o Natal - o meu espírito natalício seria outro. Talvez com as luzes e a música tivesse ficado encantada. Só fiquei não-impressionada. Também se fosse criança provavelmente seria diferente!!

Vantagem: nesta altura do ano apesar de muitos turistas, são muito menos do que em Dezembro, e a espera para a foto com o Santa foram menos de 30 minutos (há quem espere horas e horas em Dezembro).

O momento da foto: A receber-nos tivemos uma elfa do Pai Natal que nos perguntou de onde éramos e fez um bocadinho de conversa enquanto esperávamos pela nossa vez. O Pai Natal mal nos viu deu-nos os bons dias em português e perguntou se éramos de Lisboa ou? Lá lhe respondemos que éramos do Porto, tiramos uma foto toda sorridente e agradecemos em finlandês (“kiitos”) - ao que o Pai Natal fez "oh-oh" e disse que falávamos finlandês perfeito, e demos lugar à pessoa atrás de nós na fila.

No momento de comprar a foto decidimos que os 35€ seriam melhor investidos noutra coisa qualquer, e que o mais importante era a memória deste nosso encontro com o senhor de barbas brancas. Mas ainda tivemos oportunidade de fotografar algumas das fotos do Pai Natal com gente famosa, incluindo as Spice Girls, o atual presidente chinês, o comediante Conan O’Brien ou o chef Gordon Ramsey. Por isso não temos a nossa foto com o Pai Natal mas temos a foto da foto do Pai Natal com gente famosa ahah.


E para quem estiver a contar os dias até ao Natal, aqui fica um link super útil :)

Comentários

Mensagens populares