Mini-guia banhos água fria-gelada | Miniopas kylmä-kylmävesikylpyyn

Os nórdicos são bem conhecidos por aproveitarem todas as estações meteorológicas. Logo, durante o inverno, são muitos os que se dedicam aos banhos de água fria/gelada.

Os banhos frios regulares trazem benefícios comprovados à saúde. Cientistas da Universidade de Oulu, na Finlândia, conduziram vários estudos sobre natação no inverno ao longo dos anos: um estudo publicado em 2004 afirma que o banho frio melhora a memória, diminui a tensão e aumenta a energia graças à alteração temporária da circulação sanguínea. O banho frio é ainda adequado para todos, desde que não se sofra de problemas cardíacos ou circulatórios!

Deixo aqui algumas dicas para quem quer dedicar-se a esta atividade no mínimo refrescante ahah:
- Escolher o equipamento certo: pode-se usar a nossa roupa de banho normal mas convém apostar-se num gorro e nuns botins/sapatos de banho. E levar roupa quente para nos cobrirmos logo a seguir ao banho.
- Começar no início da temporada para o corpo ir-se habituando à descida gradual da temperatura.
- Ir com companhia ou, melhor ainda, em grupo.
- Passar algum tempo na sauna antes – e principalmente depois – do mergulho para evitar sentir frio por muito tempo.

Esta prática de alternar entre calor intenso (banheiras de hidromassagem, saunas) e frio intenso (mergulhos ou banhos de gelo, rolar na neve) é algo igualmente comum nos países nórdicos. Embora possa parecer um pouco desconfortável, submeter-se a mudanças extremas de temperatura traz benefícios físicos e psicológicos, dizem.

Um estudo de 2022 afirma que indivíduos que praticam esta "alternância de temperaturas" descobriram que era uma ferramenta altamente eficaz para recuperação muscular após exercícios de alta intensidade. Isso ocorre porque a água quente dilata os vasos sanguíneos e a água fria contrai-os, aumentando o fluxo sanguíneo e a oxigenação dos tecidos e acelerando a cura. E ainda há vários estudos no que diz respeito ao impacto positivo desta prática em casos de depressão.

Nós já tivemos várias oportunidades de experimentar estes banhos de água fria/gelada acompanhados de sauna. Destaque para:
Ribersborgskall Badhus, sobre o mar Báltico, em Malmö, Suécia.
Abisko, nas margens do lago Torneträsk, Suécia.
Wntr Sauna, bem junto ao rio Kemijoki, em Rovaniemi, Finlândia.
Löyly, junto ao mar Báltico, em Helsínquia, Finlândia.

Comentários

Mensagens populares