Sobre estabelecer limites | Om att sätta gränser

Com um chefe novo e uma colega acabada de sair da empresa (deixando-me, para variar, como a única Controller) agora será uma excelente altura para (re)promover a boa prática de estabelecer limites. 

Muito sinceramente a minha relação vida pessoal&profissional nunca foi tão boa como nestes últimos três anos MAS mesmo assim ainda estou longe do 'nirvana' dos meus colegas nórdicos. 

A verdade é que frequentemente a nossa vida profissional torna-se algo frenética e até caótica, algumas vezes por culpa nossa, já que não exercemos a arte de estabelecer limites.

Estabelecer limites implica informar aqueles à nossa volta de um conjunto razoável e objetivo de regras que têm de ser cumpridas por forma a que nos sintamos respeitados pelos nossos colegas e chefia. Pode ser dizer à chefia que não vou ver os emails depois do fim do meu dia de trabalho/durante o fim de semana/durante as férias, ou dizer a um colega que por mais que gostasse de poder ajudar neste momento não é possível, ou ainda rejeitar uma reunião de duas horas marcada com trinta minutos de antecedência num dia complicado (e justificar a rejeição dessa forma).

Não, nem sempre é fácil estabelecer limites. Admito que eu, dado o meu foco no trabalho, tenho algum pudor em fazê-lo... A idade ajuda, e também ajuda perceber que temos agência e direção, e que o preço a pagar por sermos apreciados não é a subordinação/obediência. 

Com um pouquinho mais de coragem podemos aprender que somos dignos de respeito e admiração mesmo quando da nossa boca sai um calmo e necessário "não".

Comentários

Mensagens populares