Por Atenas | Περίπου Αθήνα

Não passamos muito tempo em Atenas. Efetivamente o objetivo destas férias pela Grécia era o de gozar a 'vida de ilha' - a capital grega foi o nosso ponto de partida para Milos, e depois onde regressamos após Folegandros - mas também não podíamos perder a oportunidade de passar algum tempo por esta cidade tão vibrante.

Para as 48 horas que passamos por Atenas tínhamos dois objetivos (Atenas é muito mais do que isto, obviamente!):
- Continuar a usufruir da maravilhosa comida grega: para isso fizemos uma food tour com a Alternative Athens, praticamente 4h a comer/beber enquanto explorávamos os bairros de Plaka e Monastiraki.
- Visitar a Acrópole: como queríamos fugir às multidões e ao calor, fizemos a tour do 'fim do dia' (das 17:00 às 19:00), também com a Alternative Athens - nada como termos um conhecedor da Acrópole a revelar-nos os seus segredos. Tive pena de não ter comprado bilhetes para assistir a uma das performances que acontecem durante o verão no Odeon of Herodes Atticus, um anfiteatro junto à Acrópole, mas fica a sugestão.

Praticalidades:
- Do aeroporto para a cidade (quer seja para o centro, quer seja para o porto) pode-se apanhar um táxi, metro ou camioneta. Nós resolvemos ir de camioneta e a viagem demorou quase tanto tempo como o nosso voo Copenhaga-Atenas ahah - de uma próxima vez vamos tentar o metro. Da cidade para o aeroporto resolvemos marcar um táxi através do nosso hotel (preços tabelados).
- Pensava que ía precisar de mais dinheiro em numerário, mas a verdade é que aceitam cartão em todo o lado.
- Os gregos usam muito o WhatsApp - taxistas, empresas de aluguer de automóveis, donos de alojamento local - pelo que recomendo que dêem o vosso número de WhatsApp como contacto.

Curiosidades:
- A proximidade geográfica entre a Grécia e a Turquia é óbvia, mas admito que desconhecia toda a História que liga estes dois países (boa, menos boa e má). Encontrei imensas coisas em comum, nomeadamente na gastronomia (café turco e café grego, por exemplo, são a mesma coisa), nos mercados de rua, em elementos decorativos, etc, tanto que por algumas vezes me senti (um pouco) em Istambul.
- O paraíso dos fumadores! Acho que nunca vi um país em que se fumasse tanto (talvez Turquia??), e em tanto lado. Tinha de recuar 25 anos para me lembrar da última vez que tinha visto fumadores a comer e a fumar ao mesmo tempo, agora já não tenho.
- O desrespeito pelas regras de trânsito deixou-me maluca. Condutores e passageiros em automóveis sem cinto, condutores e passageiros de mota sem capacete, o completo desrespeito pelas passadeiras.
- Esqueci-me de perguntar qual a razão - se é uma questão de simpatia ou se é o apelo à gorjeta - mas no final de todas as refeições, após se pedir a conta, trazem sempre um 'miminho', que pode ser uma fatia de salame de chocolate, uma pequena mousse, uma fatia de melancia, etc, muito apreciado :)

Onde comer:
Em Piraeus: Arlekinos, Margaro
No centro: Taverna Saita, To Kati Allo (gostamos tanto que repetimos duas vezes!)
Mais sofisticado e com uma vista incrível para a Acrópole: Strofi Athenian Restaurant 




Comentários

Mensagens populares