Hygge | Hygge

Uma das finalistas a 'palavra do ano' em 2016 foi hygge, uma palavra dinamarquesa cuja definição é qualquer coisa como "uma qualidade de aconchego e convivência confortável que gera uma sensação de contentamento ou bem-estar". 

E apesar de ter estado 'nas bocas do mundo', não, não se pronuncia hii-gge, mas sim qualquer coisa como hoo-gah ou hoo-guh.

E porque é que o hygge é uma parte tão importante da cultura dinamarquesa?
 
O tempo frio, escuro e molhado durante uma parte bem longa do ano encoraja os dinamarqueses a passarem bastante tempo 'dentro'. Mas esse tempo não é para ser passado sozinho, é sim para ser passado com família e amigos próximos. Além disso hygge reflete, supostamente, os valores da sociedade dinamarquesa: igualdade e bem-estar de toda a gente, um espírito de consenso pelo bem-estar geral. (Por outro lado esta prática de dinamarqueses juntarem-se dentro de casa com família e amigos próximos, acaba por deixar os estrangeiros do lado de fora, muitos dizem...).

MAS, aparentemente o hygge já deixou de estar TÃO na moda e agora a 'nova' palavra é mys, o conceito sueco de "sentir-se aconchegado num ambiente super confortável", por exemplo, a sensação de se estar embrulhado num cobertor, à luz de velas, enquanto se bebe um chá quente e com um gato a ronronar ao colo :)

Comentários

Mensagens populares