Fim de semana por Estocolmo - especial de Natal | Helg runt Stockholm - Julspecial

Não podíamos não ir passar um fim de semana em Estocolmo numa das nossas épocas favoritas - a época natalícia (o facto de eu ter ido ao norte por razões de trabalho também ajudou!).

O objetivo era ir a duas julbords - as tradicionais mesas de Natal suecas, visitar o (apinhado!) mercado de Natal de Gamla Stan, e desfrutar do ambiente natalício bem como da semana Nobel com as suas instalações luminosas pelo centro da cidade - vale muito a pena ficar uns longos minutos a ver a Câmara Municipal qual tela iluminada (facto engraçado: estávamos em Estocolmo precisamente na noite do banquete dos prémios Nobel, e acabamos por nos cruzar com ilustres convidados, quer no hotel Sheraton - onde ficamos alojados, quer no Grand Hotel - onde fomos à julbord, incluindo o vencedor do prémio Nobel da Literatura em 2021).

Para a primeira julbord escolhemos o Stortorgskällaren, bem no coração de Gamla Stan. Sentados junto a duas janelas iluminadas com velas e luzinhas, numa sala muito bem decorada, só faltava mesmo a neve a cair lá fora para ser quase-perfeito (na mesa tínhamos o telemóvel pousado de forma discreta para podermos espreitar o jogo de Portugal-Marrocos...).

A nossa segunda julbord foi no Verandan no Grand Hotel (numa das minhas localizações preferidas de Estocolmo, bem perto da água), provavelmente o hotel mais mítico da capital. Supostamente este foi o primeiro hotel na Europa a trocar lençóis entre hóspedes!! Era neste hotel que inicialmente acontecia o banquete Nobel - agora é na Câmara Municipal - mas os laureados ainda ficam aqui alojados. E a julbord é realmente fan-tás-ti-ca!

De relembrar que a tradicional mesa de Natal sueca consiste num buffet que inclui, entre outras coisas: "tostas"/pão tradicional, batatas cozidas, diversos tipos de arenque em pickle e com diferentes molhos, salmão fumado, várias saladas frias (salada de camarão, salada russa, salada de beterraba, salada de ovo), legumes em pickle, carnes frias, patês diversos, queijos, fiambre de Natal, almôndegas, salsichas, barriga de porco, "tentação" de Janssons (que é uma espécie de bacalhau com natas mas com arenque em vez de bacalhau), e sobremesas - bombons, rebuçados, fudge, caramelos, "arroz-doce", bolachas de gengibre, bolo de chocolate com natas, etc etc. Tudo isto regado a julmust (um refrigerante servido apenas nesta época e na Páscoa)cerveja e snaps (aquavit) - e não esquecer do glögg! Diz a tradição que uma pessoa deve ir à mesa 7 vezes para ir buscar comida, sendo que cada ida deve ser dedicada a um "tipo" de comida. Nós por norma fazemos 'apenas' 4 visitas à mesa ;)

(Outras excelentes opções de julbord que ficarão possivelmente para o ano são Operakällaren e Gamla Riksarkivet - para ambas as mesas é necessário fazer reserva MAL as mesas são lançadas.)


O nosso Natal por Estocolmo em 2021 aqui e aqui.

Comentários

Mensagens populares