Por Palm Springs | Around Palm Springs

Palm Springs estava na minha lista há anos e anos e sinceramente nem eu sabia muito bem como lá tinha ido parar. Talvez por causa do ténis (Indian Wells Masters), do festival de música Coachella, ou das inúmeras séries/filmes americanos que tiveram Palm Springs como cenário. O certo é que ainda bem que estava na minha lista, porque pura e simplesmente ADOREI! 

Se o objetivo é muito sol (são, em média, mais de 354 dias de sol por ano), muito calor, e lazer-acima-de-tudo, então Palm Springs é A cidade! Este oásis no meio do deserto é considerada uma resort-city que começou a atrair muitas estrelas de Hollywood a partir do início dos anos 30 do século 20 (Palm Springs está a pouco mais de duas horas de carro de LA): "a combinação perfeita entre natureza e sofisticação, com uns pózinhos de kitsch" - bem-vindos a Palm Springs!

E o que se pode esperar de Palm Springs? 
  • um tempo divinalmente quente e seco
  • muitas-muitas-muitas piscinas: até porque durante o verão não dá para passar muito tempo longe de uma - uma cidade com menos de 50000 habitantes e cerca de 40000 piscinas!
  • restaurantes/bares maravilhosos com pátios encantadores
  • hotéis-boutique: Palm Springs tem alguns dos hotéis-boutique mais bonitos que já vi (só eu sei como foi difícil escolher apenas um hotel ahah) - nós ficamos no Les Cactus, rodeados de jardins com árvores de citrinos, palmeiras, buganvílias e cactos - muitos-muitos cactos :) (e todos os dias recebíamos a visita de um colibri-fofo)
  • arquitectura e design: com a maior concentração de arquitectura e design midcentury modern nos EUA, Palm Springs é uma meca para os fãs deste estilo
  • spas, spas e spas: Palm Springs (springs = fontes/termas) está situada por cima de uma grande quantidade de água subterrânea, logo não faltam spas para desfrutar dos benefícios destas águas minerais
  • mais de 100 campos de golf para os entusiastas deste desporto
  • e muitas tâmaras: 95% da produção de tâmaras dos EUA vem do Coachella Valley

Sugestões de atividades por Palm Springs

Relaxar com um cocktail na mão perto/junto/dentro de uma piscina será uma das atividades mais praticadas por aqui - mas não se deixem enganar porque não faltam coisas para fazer (para quem assim o desejar...)!

A arquitectura modernista
Palm Springs tem-se dedicado seriamente a preservar a sua arquitectura e design modernista. Todos os anos em Fevereiro acontece a semana anual de Palm Springs dedicada ao Modernismo (Modernism Week), que agora também inclui um pré-evento durante o Outono. Algumas sugestões de onde ver alguns dos melhores exemplos deste estilo aqui e aqui.

Palm Springs Art Museum
Este museu - ele próprio um dos ex libris da arquitectura modernista da cidade - exibe arte contemporânea na forma de pinturas, esculturas e arte em vidro. As exibições por norma focam-se na cultura e temas do deserto.

Palm Springs Aerial Tramway
É o maior teleférico com gôndolas rotativas do mundo. São 10 minutos de viagem em que no topo, a 2500 metros de altitude, e com uma vista de todo o Coachella Valley, se encontram temperaturas bastante mais amenas. A partir daqui há mais de 50 trilhas de hiking para explorar pelas San Jacinto Mountains.

Indian Wells
A 15 minutos de Palm Springs encontra-se Indian Wells, com os seus complexos desportivos e recreativos. O clube de ténis está aberto ao público durante todo o ano e recebe diversos eventos musicais e desportivos - entre os quais o Indian Wells Masters.

Joshua Tree National Park
A uma hora de carro de Palm Springs, este parque nacional é uma das atrações mais populares da área, com as suas formações rochosas características (uns pedregulhos muito giros), e as mais-que-famosas "árvores de Josué" - também conhecidas por yuccas, estas árvores pertencem à família agavaceae, e crescem quase exclusivamente no deserto de Mojave nos EUA. O Joshua Tree National Park tem a certificação International Dark Sky Park dada a espectacularidade do seu céu à noite: mal o sol se põe toda a glória da Via Láctea surge. Por isso resolvemos fazer (e recomendamos muito!!!) uma stargazing tour com a Skywatcher Star Tours - adoro a sensação de me sentir minúscula neste universo que é o nosso.


Sugestões de restaurantes/bares por Palm Springs

Não fomos a um único sítio que desiludisse!! - pelo contrário, comida deliciosa e restaurantes/bares a transbordar de bom ambiente. Se vivesse aqui vivia muito feliz :) O meu top-5:

Cheeky’s Palm Springs
Numa cidade que ama os seus brunches, o Cheeky's é amado por todos! Um menu bastante original que pega nos clássicos e dá-lhes um twist - e obviamente não podem faltar os ovos, as tostas de abacate e as panquecas. Um dos absolutamente-favoritos de locais e turistas.

Farm
O Farm é um restaurante ao estilo da Provença (sudeste francês). Nós fomos ao almoço - queríamos aproveitar aquele pátio à luz do dia - e portanto não faltaram no menu o croque madame e o croque monsieur, e uma série de crepes (dos salgados aos doces).

King’s Highway
O King's Highway integra um dos hotéis mais míticos da cidade, o Ace Hotel. Este diner é muito cool (tal como todo o hotel) e o menu é tudo o que se espera encontrar num diner estiloso: a melhor grilled cheese sandwich de sempre, um steak suculento e uma tarte banoffee ma-ra-vi-lho-sa! Nós aproveitamos para ir jantar a uma segunda-feira, dia do Fabulous Bingo, com a mais-que-fabulosa Shirley Claire (uma drag queen natural de Palm Springs), e foi uma noite de bingo inesquecível!

The Tropicale
O pátio do The Tropicale é O sítio para jantar numa noite de verão em Palm Springs (e são TANTAS as noites de verão!!). Com uma decoração elegante/semi-tropical e comida do mundo (curiosidade: os donos do restaurante tinham estado recentemente em Portugal (e Marrocos) logo faziam parte do menu uns deliciosos bolinhos de bacalhau!), este restaurante já é uma instituição da cidade.

The Pink Cabana
Inserido no Sands Hotel & Spa (e que hotel!!) encontra-se o The Pink Cabana, um restaurante/bar a lembrar os clubes de ténis da década de 50, com os seus verdes, rosas e dourados. O menu é mediterrâneo com forte influência marroquina (tal como todo o hotel) - e desfrutar de um cocktail com chá de menta no pátio, por baixo do céu estrelado do deserto, é algo que recomendo muito.


Comentários

Mensagens populares