Eurovisão | Eurovision

Como eu gosto da Eurovisão!! Até 2016 admito que ía vendo caso estivesse a dar na televisão, mas a partir de 2017 este Festival tornou-se quase sagrado (coisas de emigrante?!), a ponto de escrever na minha agenda a data das duas semi-finais e da final, para garantir que não marco nada para esses dias!!

(Gosto também de acompanhar o Festival da Canção, pelo menos a final, para perceber como anda a música portuguesa e também começar a "estudar" as nossas hipóteses!)

A Suécia leva o festival da Eurovisão BEM a sério. Para além de um dos vencedores mais emblemáticos da Eurovisão serem suecos - os ABBA com o hit Waterloo - a Suécia tem sido um dos países mais bem sucedidos do concurso, com seis vitórias até ao momento (a Irlanda tem o recorde com sete vitórias).

A Eurovisão é um dos programas televisivos mais populares na Suécia: na edição do ano passado tive a oportunidade de "testar" essa informação, tendo ido para a varanda "espreitar" o que os meus vizinhos estavam a ver (a tal coisa de não haver persianas e as cortinas estarem abertas etc), e posso dizer que praticamente todas as televisões estavam sintonizadas no SVT, o canal que transmite o Festival por aqui.

E como escolhe a Suécia quem é o seu representante? São seis espectáculos ao vivo, durante seis sábados: quatro rondas - com sete músicas participantes em cada, mais uma ronda adicional "segunda hipótese" - com oito músicas provenientes das quatro rondas iniciais, e por fim uma final. Na final participam doze músicas: as duas melhores de cada ronda e as quatro melhores da ronda "segunda oportunidade". 

Para além da nossa Maro, gosto MUITO da música da Suécia deste ano - Cornelia Jakobs com Hold Me Closer, e o meu coração até falha batimentos com a música italiana Brividi... Mas dada toda a situação que se vive na Europa ao momento, estou à espera de um e um único vencedor.

E desta forma dou por abertas as festividades!!! Boa Eurovisão para todos!!!


Comentários

Mensagens populares