Quatro anos e duas estrelas depois | Fyra år och två stjärnor senare

Para celebrar os nossos "quatro anos depois" decidimos perder (algum) amor a (algum) dinheiro e fomos experimentar um restaurante Michelin de duas estrelas em Estocolmo. O restaurante escolhido por nós foi o Gastrologik que nos convenceu pelo conceito de apenas produtos locais e da época - sabores suecos elevados ao mais alto nível.

O espaço é relativamente pequeno (talvez caibam na sala vinte-e-poucas pessoas?!) e muito confortável - nada ostensivo nem excessivo; e toda a equipa (empregados, chefs, etc) super jovem e simpática. Quer a equipa, quer os comensais, vêm de diferentes cantos do mundo, pelo que se ouve tanto inglês como sueco pela sala. 

O jantar começa com uma visita à cozinha onde somos "apresentados" aos elementos que estão nas diversas estações, e onde podemos ver um bocadinho da magia a acontecer. Depois somos levados para a nossa mesa e a partir daqui é um "espectáculo" de quase quatro horas. Todos os pratos são explicados ao pormenor, bem como as bebidas que estamos prestes a beber (o Tiago fez o pairing com vinhos e eu fiz o pairing com bebidas não-alcoólicas), e cerca de 25% do que provamos eram produtos locais desconhecidos por nós até aquele momento.

Apenas tirei quatro fotografias dos dezanove pratos servidos: a precisão e o detalhe envolvido em cada prato ainda me é difícil de descrever, e muito sinceramente nenhuma foto tirada por mim conseguiu capturar. Todo e qualquer prato parecia uma pequena obra de arte, e os sabores acompanhavam esta beleza, tornando aquele momento "oh, é uma pena destruir um prato tão bonito" em "isto é tão bom que tem de ser comido até ao último grão de caviar / pétala de beterraba branca / folhinha de estragão / baga silvestre".

Destaque para os tomates com rakfish e ovas de truta, para o triângulo de couve com molho de manteiga e bagas, para o caranguejo-real com ervas e pepino, para o pombo selvagem com ameixa e puré de milho e cogumelos, e para as framboesas do ártico com espuma do caroço de ameixas (este prato deixou-me num estado de excitação que só alguns de vocês conseguirão perceber :)).

Quatro anos coroados com duas estrelas**

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares