Por Gotland | Runt Gotland

Gotland é a maior ilha da Suécia, localizada no mar Báltico, e fica a 3 horas e 30 minutos de ferry mais uma viagem de camioneta de 50 minutos até Estocolmo (ou a 40 minutos de avião de Estocolmo). E é uma autêntica pérola! - não sei exatamente qual a razão, mas há qualquer coisa com as ilhas, que acabam por condensar num espaço mais pequeno tanta coisa boa. Ía para este fim de semana prolongado (a 25/26 de Junho celebra-se o Midsommar, a maior festividade sueca) com as expectativas muito-muito altas e felizmente só fiquei com vontade de voltar.

Um tempo maravilhoso - o verão sueco tem-me feito uma Joana muito feliz,  luz do dia até às 23:00 (para dizer a verdade, nesta altura do ano nem sequer escurece completamente, afinal o sol volta a nascer às 3:30 da manhã), comida deliciosa, florestas a perder de vista - e com uma vegetação muito diferente da Suécia continental, e praias. Sim, ao contrário do que me tinham dito a Suécia tem praias de areia! E esta em específico podia até estar na Austrália: areia branca fina, floresta a ladear a praia, um mar que mais parecia um lago e com uma temperatura de água mais-que-aceitável ("fui a banhos" 3 vezes o que, acreditem, diz muita coisa acerca da temperatura da água).


O que fazer:

Visby

Visby, a capital de Gotland, é uma cidade medieval fortificada, património da Unesco desde 1995. E é tão-mas-tão pitoresca: as ruas estreitas, as casas coloridas, as ruínas das igrejas, as roseiras em flor (nesta altura do ano). Sugestões de coisas a fazer em Visby:

  • passeio pelas muralhas do século XIII
  • ir aos jardins botânicos
  • visitar as inúmeras ruínas de igrejas - as minhas favoritas são, sem dúvida, as ruínas de St. Olof, com uma árvore gigante no topo
  • visitar a igreja de Sta. Maria - a catedral de Visby com as suas duas torres que se avistam de qualquer recanto da cidade fortificada
  • simplesmente caminhar por Visby sem mapa e descobrir os seus cantos e recantos

Ilha de Fårö

Dizem que uma viagem a Gotland não está completa sem uma visita à pequena ilha de Fårö, lá bem no norte. O ferry que atravessa os carros (e as pessoas) parte de Fårösund e faz a travessia gratuita em cerca de 6 minutos. Toda a ilha é feita de calcário e a paisagem é lindíssima! Em Langhammarshammaren encontram-se praias de pedrinhas de todos os tamanhos e feitios, e uns pilares de calcário moldados pelo vento - parecem obras de arte esculpidas pela Natureza; em Sudersand encontra-se a tal praia que já referi, 3km de extensão de areia branca e fina e um mar Báltico qual lago; pela ilha não faltam moinhos antigos, muitas ovelhas a passear e muitos caminhos por explorar.


Pela ilha
  • Gotland é famosa pelas suas praias de areia, sendo considerada um dos melhores destinos na Suécia para praia. Sudersand e Norsta Auren na ilha de Fårö, e Sandvikens na ilha "principal" são apenas 3 exemplos.
  • A sensação de Idade Média ainda é experimentada em vários locais de Gotland, por exemplo, nas 92 igrejas do século XII a XV que se encontram pela ilha. Também há vários vestígios da presença viking pela ilha. 
  • Um passeio de bicicleta à volta da ilha, para os mais aventureiros.

Onde comer:

Visby

  • Bakfickan e o seu marisco
  • Eden Tapas & Bar bem junto à praça central
  • o restaurante do hotel Villa Alma: provavelmente dos melhores pequenos-almoços de hotel que já tive e aberto a não-hóspedes; o jantar de influência asiática também vale muito a pena
A 7km a sul de Visby encontra-se um dos mais aclamados restaurantes de Gotland (e até da Suécia) - Lilla Bjers. Todos os vegetais vêm da sua quinta orgânica (bem como os caracóis), a carne e os lacticínios vêm de pequenos produtores locais e sustentáveis, o sítio em si é simplesmente lindo e o menu só-surpreendente: duas mini-entradas, cinco pratos e ainda uma pré-sobremesa; destaque para os caracóis com tomates de diversas formas e feitios & manteiga de alho/ervas/caracóis desidratados, para o borrego de Gotland com diversos tubérculos e para o gelado de ruibarbo com favo de mel e pétalas de rosa.

Pela ilha

Outro destino obrigatório é o Krakas Krog em Kräklingbo na costa sudeste de Gotland (a 40 minutos de carro de Visby). Todo o menu é completamente sazonal, apenas com produtos locais, muitos dos quais diretamente do quintal/jardim do restaurante. A refeição começou no jardim onde foram servidos legumes de diversas formas e feitios, depois passou para o interior do restaurante (para os quatro pratos), e terminou novamente no jardim para o café e biscoitos, debaixo da macieira gigante de onde vêm as maçãs usadas no delicioso sumo de maçã que eles servem. Destaque para a sopa de batata com emulsão de endro e natas batidas, para o gelado de urtigas e óleo de manjericão, e para os biscoitos de alcachofra de Jerusalém com compota de frutos vermelhos. Além disso foi o melhor serviço que algum dia experimentei!!!


Comentários

Mensagens populares