Stedsans: onde a Suécia me encontrou | Stedsans: där Sverige hittade mig

Foi numa pequena localidade chamada Hyltebruk que a Suécia me encontrou. Encontrou-me na sauna flutuante e no lago a tomar banho, encontrou-me sentada num tronco à volta da fogueira a aquecer-me, encontrou-me a beber chá quente de uma termos enquanto olhava encantada para a copa das árvores, encontrou-me a tentar adormecer no silêncio absoluto da floresta e depois a acordar com pássaros infinitos ao meu redor.

A Suécia encontrou-me no Stedsans. Stedsans significa, em dinamarquês, qualquer coisa como "sentido de pertença e direção" (os donos do espaço são dinamarqueses, um casal de chefs que decidiu deixar Copenhaga para trás) e é um alojamento & restaurante off-the grid, sem acesso à eletricidade, sem água corrente (toda a água vem do lago ali ao lado) e sem wifi imagine-se!!

Foi tudo incrível mas o grande momento da nossa estadia foi sem dúvida o jantar. Primeiro porque toda a comida é cozinhada (quando cozinhada) em "chama aberta" - nada de fogões elétricos / a gás, nada de microondas; e nada de frigoríficos, o que faz com que grande parte do menú seja "acabado de apanhar". Segundo porque a comida minhas senhoras e meus senhores... Quando o primeiro prato foi colocado à nossa frente eu olhei para o Tiago e pensei "isto não vai correr bem...". Quando colocamos a primeira colherada à boca foi indescritível. Toda a experiência foi surreal - provavelmente a melhor refeição que fizemos até hoje - pela comida surpreendente de tão simples e "viva", pela floresta, pela vista para o lago, pelas velas e fogueiras ao nosso redor. (E parecia que a qualquer momento íamos receber a visita de fadas e duendes da floresta...)

Toda a comida é simples, feita usando ingredientes da quinta de permacultura e da floresta em redor, bem como ingredientes que vêm de produtores locais e sustentáveis (lacticínios e carne; os chefs consideram-se "happitarians", ou seja, a maioria da comida que cozinham é de origem vegetal mas também servem carne de animais que tiveram apenas um dia mau na sua vida). O menú naquele dia consistiu em: salada de rúcula com ervas (daninhas) e flores silvestres, sementes, queijo de cabra e um vinagre balsâmico de uma baga silvestre; cebolinho grelhado com ervas diversas e ovos escalfados; perca do lago com espargos, rabanetes, agrião e beurre blanc - soberbo!!!; hambúrguer de vitela "feliz" com cebola roxa e ervas (daninhas) - nem sabia que era possível comer uma carne tão suculenta; pão caseiro com queijo azul (curiosidade: este queijo vem do leite de umas vaquinhas fofas que pastam na praia que fica a 50km do Stedsans); bolo de chocolate tipo brownie (o cacau vem de uma quinta de permacultura da Guatemala), natas batidas e flores silvestres. (Momento engraçado: eu e o Tiago com um saco de água quente cada um, a mantermo-nos quentinhos enquanto jantávamos :))

(e foi por esta Suécia que nós viemos...)

Comentários

Mensagens populares