Papilas gustativas | Smaklökar


Provavelmente a primeira coisa que vem à cabeça quando se fala em comida sueca (e provavelmente a única) são as almôndegas do IKEA, que eu nunca experimentei.


Salivemos...

Toast skagan: Deliciosa combinação de camarão num molho de maionese e endro, por cima de uma fatia de pão (eu gosto particularmente do pormenor do caviar no topo). 

Gubbröra: Salada de ovo e anchovas para ser comida no pão.

Gravad lax (também conhecido por gravlax): Salmão curado em endro, servido com hovmästarsås, um molho de mostarda e endro - amo!!

Raggmunk: Uma panqueca de batata, frita em manteiga. Um dos vários acompanhamentos possíveis é bacon e lingonberries (uma baga ácida que os suecos amam).

Köttbullar: As famosas almôndegas suecas cozinhadas num molho rico e cremoso, feito de caldo de carne e natas azedas.

Jansson's frestelse: Obrigatório no Natal, este prato leva batatas, cebolas, anchovas e natas (eu diria que é uma """espécie""" de bacalhau com natas mas em versão anchovas). 

Surströmming: Este é um daqueles difíceis para os estrangeiros dado o cheiro da coisa... É arenque do Báltico fermentado e ligeiramente salgado. É consumido na Suécia já desde o século XVI, numa tosta com batata cozida às rodelas, natas azedas e ervas. 

Curiosidade: Às quintas-feiras ao jantar é dia de sopa de ervilhas com panquecas, seguido de panquecas com natas batidas e compota para sobremesa. 


Secção bolinhos:

Semla: Parecem as nossas bolas-de-Berlim (mais-ou-menos) mas a massa tem cardamomo e o recheio é de pasta de amêndoa e natas batidas. Nós já comemos a versão donut-semla e que-bom-que-bom-que-bom!

Kanelbullar: Pãezinhos de canela (com celebração oficial a 4 de Outubro).

Lussekatter: Um pãozinho de especiarias com destaque para a canela e açafrão.

Pepparkakor: Biscoitos de gengibre obrigatórios na época natalícia.

Chokladbollar: Umas bolinhas de cacau, aveia, açúcar e manteiga.


Secção bebidas alcoólicas:

Aquavit: Se tivermos de escolher uma bebida alcoólica dos países nórdicos, a mesma terá de ser o aquavit. Aquavit vem do latim aqua vitae, ou "água da vida", comparação interessante dado o seu sabor a tudo menos a água... Essencialmente é uma bebida espiritual ali na zona da vodka ou gin. Por decreto da UE o aquavit tem de ser destilado com cominhos ou endro e tem de ter um volume de álcool mínimo de 37,5% (a média ronda os 40%). Se o aquavit é produzido da batata ou de um grão, a sua cor, sabor e forma como é consumido, varia de país para país.

Glögg: É um vinho tinto quente, açucarado e com especiarias, consumido quase exclusivamente durante a época natalícia. Geralmente é acompanhado com passas e amêndoas descascadas. 

Comentários

Mensagens populares