Otimizadores da configuração da mente | Mindset maximisers


Na semana passada assisti a um webinar a propósito da Safety Week que estava a ocorrer na minha empresa. A maioria dos temas era de teor bastante técnico mas este em específico interessou-me pela sua versatilidade ("dicas e ferramentas para melhorar a nossa performance"), pelo que deixo aqui algumas das principais ideias que o orador, consultor na área de liderança, referiu:
  • a disrupção é inevitável mas o pânico não
  • em momentos de disrupção podemos reagir de n maneiras diferentes (e todas elas válidas), desde o "vamos apenas tentar sobreviver" até ao "vamos ainda fazer melhor que o habitual"
  • há que aceitar a ambiguidade, o facto de poder não haver (apenas) uma resposta certa
  • o nosso foco deve estar naquilo em que podemos controlar
  • o senso comum não é sempre a nossa prática comum (infelizmente, diria eu)

Quando a nossa vida dita normal é interrompida, existe um padrão em como reagimos a essa alteração: choque > negação > frustração > ansiedade & depressão > aceitação > significado > performance. (Quando confrontados com a questão de onde é que os participantes do webinar se encontravam perante toda esta questão do covid-19 e impacto nas suas vidas, a grande maioria respondeu que estava "presa" no ciclo frustração > ansiedade & depressão > aceitação - eu incluída; alguns (poucos) ainda estavam em negação e alguns (poucos) já estavam na fase do significado.)

E que ferramentas podemos então usar para melhorarmos a nossa performance?


#1 Simplesmente parar

Parar, pensar, organizar micro objectivos (aqui a palavra-chave é micro) e prosseguir.


#2 A escala do poder

Se pensarmos numa escala de 1 (em que nos sentimos na lama) a 10 (em que nos sentimos nas nuvens), facilmente percebemos que o nosso estado vai afetar o nosso comportamento e portanto os resultados.

É mais que normal - saudável até - percorrermos esta escala, mas no momento X, em que precisamos de estar no nosso melhor, há que arranjar maneiras de nos posicionarmos no topo da escala.

E como chegar ao 10? 
Fisiologia: expressões faciais, técnicas de respiração, postura, movimento.
Foco: visualização (self-talk, imagens).


#3 Controlar a nossa resposta

Controlar a nossa reação dá-nos calma e poder.

Em vez de reagirmos e fruto dessa reação darmos origem a determinado resultado, há que reagir com base no resultado que queremos obter: aqui o importante é o resultado não a reação.


#4 Mudar as lentes

Termos a consciência de que a maneira como olhamos para as coisas afeta o impacto que essas coisas têm na nossa vida.

Podemos / devemos - sempre que possível - reenquadrar o conteúdo (o que posso encontrar de positivo aqui?) e o contexto (em que outra situação isto poderá ser útil?). 



"worry, anxiety and doubts are a misuse of our imagination"

Comentários

Mensagens populares