Por Nozawa Onsen | 野沢温泉周辺

Muita gente desconhece que o Japão tem aquela que é considerada por muitos a melhor neve do mundo! A sua localização e geomorfologia fazem com que o Japão tenha uma neve de qualidade superior, semelhante a um "pó", e sempre em grandes quantidades - ou melhor, quase sempre...

Niseko, na ilha de Hokkaido, é um dos destinos mais populares, mas como nós queríamos uma experiência mais autêntica / mais japonesa, fugimos de Niseko e depois de alguma pesquisa escolhemos Nozawa Onsen.

E porquê Nozawa Onsen?
- a média de neve é de 5 a 10 metros por ano
- bom equilíbrio entre terreno para iniciantes, intermédios e avançados
- apesar da vila se estar a tornar bastante conhecida, sendo por isso bastante "english friendly", ainda mantém todo o seu charme japonês
- Nozawa é famosa pelos seus onsens, com 13 banhos públicos que podem ser utilizados de graça
- é considerada por muitos o local de nascimento do sky no Japão
- localizada na ilha principal de Honshu, relativamente perto de Tóquio

Como infelizmente não se pode ter tudo, a época 2019/2020 foi a época em que nevou menos desde que há registo (!) MAS mesmo assim a neve estava boa - nem consigo imaginar como será num ano médio! (Posteriormente li que a pouca neve no Japão estaria relacionada com o impacto dos terríveis incêndios que se fizeram sentir na Austrália no fatídico verão de 2019/2020).

Dia 9 (Quioto / Nozawa Onsen)

Pequeno-almoço no hotel.

Dia de apanhar o comboio-bala (shinkansen) de Quioto até Kanazawa e depois aí mudar de comboio até Iiyama (não esquecer do ritual de passar num 7-Eleven e levar o almoço para a viagem: sandes de ovo, cheesecake e chá verde quente). Em Iiyama há uma camioneta de hora a hora até à vila de Nozawa Onsen. À nossa espera na estação de camioneta de Nozawa Onsen tínhamos o senhor japonês do nosso alojamento local que nos deu boleia na sua pequena carrinha até àquela que seria a nossa casa durante as próximas 6 noites.

Chegados ao alojamento:
- os sapatos ficam obviamente à entrada da casa onde há chinelos de quarto para os hóspedes
- uma música ambiente percorria todos os corredores da casa (ainda não conseguimos decidir se a música era relaxante ou ligeiramente arrepiante...)
- o nosso quarto era tradicional japonês, com tatami e sem cama - a nossa cama eram dois colchões baixinhos, um por cima do outro
- na casa de banho havia uns chinelos verdes específicos para o uso exclusivo na casa de banho

Depois do "check-in" fomos passear pela vila. Destaque para os inúmeros onsens tradicionais de madeira espalhados por Nozawa, para o templo xintoísta rodeado por floresta e coberto por um manto de neve, e para os pãezinhos - com recheios variados e deliciosos - cozidos a vapor numas caixas de bambu mesmo na rua principal em frente ao Haus St Anton.

Nesta noite o jantar foi no Tanuki Bar onde são servidos pratos de fusão japonesa&australiana.

Dia 10 a Dia 14 (neve, neve e mais neve, ah, e onsens!)

Os dias seguintes foram maravilhosamente "repetitivos" :)

O pequeno-almoço era 100% japonês e era servido entre as 7:30 e as 8:30. Todos os dias a senhora japonesa alterava um pouquinho o menu, mas basicamente era isto:
- sopa de miso
- arroz branco simples
- para acrescentar ao arroz tínhamos legumes variados (cogumelos, bambu, cenoura) / algas variadas, e umas saquetas pequeninas super giras (com ursinhos e afins) que no seu interior tinham uma espécie de pó - a mim parecia-me uma mistura de ovo e alga desidratados
- uma tempura / um pedaço de salmão grelhado / um ovo estrelado
- pickles de nozawana, um vegetal tradicional da zona que NUNCA podia faltar à mesa
- uma fruta ou iogurte ou gelatina
- água, um sumo, chá-que-sabe-a-cinzeiro
(O pequeno-almoço japonês não podia ser mais diferente do ocidental - nada de pão, café, leite ou cereais - mas a verdade é que esta refeição dava-nos energia para a manhã toda!)

As aulas começavam às 10:00 e terminavam às 12:30, e antes da aula tomávamos a nossa dose matinal de cafeína. Nós compramos aulas de grupo - eu de ski iniciados e o Tiago de snowboard avançados - mas como já estávamos fora da época alta, mais os efeitos do coronavírus, acabamos por ter sempre aulas privadas!! Ter um instrutor para cada um foi bastante intenso - afinal os professores estavam 100% focados em nós - mas foi uma experiência muito gira, e mais do que professores saímos dali com amigos já com encontro marcado na Nova Zelândia ;)

Às 13:00 almoçávamos algures na montanha onde havia várias opções, e todas com uma vista maravilhosa. O menu era maioritariamente japonês (ramen, caril japonês, soba noodles, pork tonkatsu) com algumas opções ocidentais (essencialmente pizzas e hambúrgueres), e havia sempre chá verde disponível (gratuito) e chinelos de quarto para o pessoal descansar os pés das botas de ski e snowboard. O Buna foi o nosso spot preferido, bem ali ao lado da slope de Paradise!!

Depois do almoço ainda íamos descer mais algumas pistas, até porque havia "trabalhos para casa" das aulas matinais.

Por volta das 16:00 descíamos até à vila onde tomávamos um chá / café / cerveja, e depois íamos de molho para um onsen. Experimentamos três onsens diferentes: um super tradicional, o Matsuba No-Yu - mais tradicional era impossível, em que eu basicamente ía copiando tudo o que a rapariga japonesa que estava lá ía fazendo; Furusato onsen, um intermédio que já tinha chuveiros (e tinha uma piscina ao ar livre muito agradável!); e um já bem mais ocidental, o Nozawa Onsen Spa Arena, que mesmo assim só tinha locais a frequentar, que já tinha áreas em comum para homens e mulheres.

Ao jantar variámos entre ramen (no Wanryu Ramen), barbecue (no Banri), yakitori (o nosso restaurante favorito de Nozawa (!) numa cave na rua principal, numa entrada em frente ao Haus St Anton), caril (o caril japonês é muito bom e o do Neo Bar é óptimo!) e hambúrguer com ares japoneses (no Genki Burguer).

Dia 15 (em trânsito de Nozawa Onsen até ao aeroporto de Narita)

Pequeno-almoço no hotel. Não posso negar que foi com algum "alívio" que tomamos o nosso último pequeno-almoço 100% tradicional japonês - o nosso estômago ocidental já precisava de torradas com manteiga e ovos mexidos :)

O senhor do nosso alojamento deu-nos boleia até à estação de camioneta (nesse dia estava a nevar e como chapéu ele tinha uma espécie de cone de palha - tão giro!!). Às 10:15 apanhamos uma camioneta que faz a ligação entre Nozawa Onsen e o aeroporto de Narita em menos de 7h (há alternativas mais rápidas mas esta é a que dá menos trabalho!).

Check-in no hotel junto ao aeroporto de Narita: ida ao spa para relaxar os músculos das 7h dentro de uma camioneta, mais serviço de quarto para o jantar para ajudar com a nuvem cinzenta que se começava a formar no nosso bom humor...

Dia 16 (até breve!)

Dia de começar a contagem decrescente para a próxima visita ao Japão :)