Ikigai: razão de ser | Ikigai: reason for being

Há uns tempos atrás lia que um dos grandes segredos da longevidade japonesa era precisamente o ikigai, a razão de ser, a missão, o sentido que se dá à vida.

O ikigai resulta da sobreposição do que amamos, com aquilo em que somos bons, com aquilo pelo qual somos pagos, e ainda com o que o mundo precisa. 

Paixão + vocação + profissão + missão.

Serei a única a pensar no quão difícil é atingir aquele pontinho bem lá no meio?!



Já algumas vezes dei comigo a pensar qual seria o meu ikigai.

"Ser feliz?!": sinceramente parece-me um desejo tão genérico! Afinal o que é SER feliz?! Somos inconformados por natureza, logo dificilmente estamos felizes o tempo todo e todo o tempo.

Até que descobri a "eudaimonia".

Na Grécia antiga alguns filósofos, entre os quais Platão e Aristóteles, achavam que o propósito da vida não era ser feliz, mas sim a realização pessoal (eudaimonia). A principal diferença entre felicidade e realização é a aceitação de que o sofrimento faz parte da vida. É possível estar-se realizado e mesmo assim sofrer-se. Afinal para alcançar-se "algo" é muitas vezes necessário um certo nível de sofrimento: para se perseguir determinada relação, para se enveredar por certo caminho profissional, ... , tudo isso implica desafios, situações que nos vão irritar, incomodar, magoar - não vamos estar felizes mas vamos estar realizados ou a caminho da realização.

-----

Nestes tempos absurdos que vivemos há dias em que é mais difícil perceber qual é o meu ikigai: alguns dias é completamente impossível... Já tinha aceitado há muito tempo que nem sempre vou estar feliz (chama-se crescimento), mas agora tenho também de aceitar que mais importante do que saber qual a minha razão de ser, é simplesmente ser o que sou naquele dia, um dia de cada vez.

“We think that the point is to pass the test or to overcome the problem, but the truth is that things don’t really get solved. They come together and they fall apart. Then they come together and they fall apart again. The healing comes from letting there be room for all of this to happen: room for grief, for relief, for misery, for joy.” — Pema Chödrön

Comentários

Mensagens populares