Irritada mais do que triste | Angry rather than sad


Algumas vezes somos "atacados" por uma onda de tristeza aparentemente sem causa: há alturas em que acordamos já com essa nuvem cinzenta sobre as nossas cabeças, outras alturas essa nuvem vai-se formando ao longo do dia.

Há uma corrente da Psicanálise que defende que este estado de depressão não tem origem na tristeza, mas sim na raiva - um tipo de raiva que não conseguiu arranjar outra maneira de se exprimir.

O problema não é toda a nossa existência, não é toda a nossa vida que está errada; são sim certas situações concretas e certas pessoas específicas que nos estão a causar esta reação.

Fomos ensinados desde crianças a não fazer birras, a não gritar, que estar zangados é feio. Desde pequenos que nos dizem que a raiva é a completa antítese ao ser-se "bom", e que devemos ser sempre bonzinhos e obedientes.

Quantos exemplos de expressões de raiva saudáveis tivemos ao longo da nossa vida?! Provavelmente poucos... Parece que quando estamos zangados só sabemos reagir de duas maneiras antagónicas: ou tornamo-nos um autêntico furacão ou então engolimos toda a frustração na tentativa de enterrar todas as mágoas e dores.

Falta-nos aprender a reconhecer a fonte da nossa raiva e aperfeiçoar a arte de uma conversa sincera e catártica: as emoções não são uma escolha, mas o nosso comportamento é. 

Comentários

Mensagens populares