Trabalhar em Portugal vs trabalhar na Austrália | Working in Portugal vs working in Australia


Recém chegada de uma conferência de 2 dias aqui em Melbourne (a semana passada foram 3 dias em Sydney), vou partilhar um bocadinho acerca das principais diferenças entre trabalhar em Portugal vs trabalhar na Austrália (a minha experiência obviamente).

Em Portugal trabalhava numa multinacional portuguesa, na área financeira, num ambiente maioritariamente de engenheiros, onde já se via uma percentagem relevante de mulheres em lugares de poder.
Na Austrália trabalho numa empresa multinacional finlandesa, na área financeira e numa posição de maior responsabilidade, num ambiente maioritariamente de engenheiros, onde ainda se vêem muito poucas mulheres em lugares de poder.

- A diversidade cultural é para mim um dos grandes pontos fortes da Austrália. Australianos, ingleses, chineses, indianos, malaios, tailandeses, vietnamitas, japoneses, franceses, italianos, espanhóis, chilenos, peruanos, quenianos, sudaneses, sul-africanos, gregos, turcos, iranianos, etc etc etc, e euzinha, a única portuguesa da Kone Austrália (acho que ao todo são cerca de 30 nacionalidades diferentes).
(Curiosidade: em conversa com um colega indiano ele explicava-me o quão importante é ter uma equipa com diferentes línguas nativas. As regras de cada língua e a sua construção têm um impacto significativo na maneira como pensamos, na maneira como os nossos cérebros funcionam - logo, diferentes pessoas com diferentes línguas têm visões diferentes para a mesma situação.)

- O networking é uma ferramenta poderosíssima e altamente recomendada/apreciada/valorizada. Em Portugal não sentia tanto, mas aqui é MUITO mais fácil conhecer mais/toda (a) gente e dar-me a conhecer (a minha vinda para a Austrália é sempre uma história interessante que desperta a curiosidade dos outros :)). 

- O que me traz ao terceiro ponto. Aqui nota-se TÃO menos a questão das hierarquias! É realmente refrescante!! Não há Dr. nem Eng.: há a Joana e o Jason e o Malcom e o Jim. E nenhum deles é unreachable, pelo contrário, tratam-nos e fazem-nos sentir como iguais.

- O álcool. Nunca em Portugal vi um colega meu bêbado. Aqui já, e não estou a falar de ligeiramente embriagado, estou a falar de realmente bêbado! Em Portugal nós temos uma separação bem mais saudável (a meu ver), entre vida profissional e vida social. 

- Os "meus" engenheiros em Portugal estavam MUITO mais à vontade com números (leia-se cifrões, euros, dólares) do que os "meus" engenheiros aqui na Austrália. Tem sido a minha luta diária, ajudar a engenharia com os números.

- Os australianos têm uma vibe por norma muito relaxada. "Too easy" ("fácil"), "all good" ("tudo impecável"), "no worries" ("sem preocupações"), são expressões que saem da boca de um australiano a cada 10 minutos. Tudo estaria bem se TODO o mundo fosse australiano... Mas a verdade é que há prazos, há datas e objetivos a cumprir, há urgência, há pressão. E às vezes alguém tem de bater com a mão na mesa (eu, por exemplo), para que as coisas aconteçam.

Comentários

Mensagens populares