Flutuando | Floating


Há duas semanas atrás foi dia de ir usufuir a prenda de aniversário que o Tiago me deu: uma sessão de flutuação.

O conceito não me era totalmente desconhecido mas só aqui em Melbourne é que resolvi experimentar. Basicamente é uma cápsula/tanque fechado (2.8m de comprimento, 1.8m de largura e 1.75m de altura), com água com tal quantidade de sal, que toda e qualquer pessoa consegue flutuar. A água está à temperatura de 36.ºC (temperatura do corpo), e é usado um kg de sal Epsom por litro de água, ficando a água bastante mais densa e "oleosa".

É possível estar-se completamente fechado dentro da cápsula ou então mantê-la aberta; e dentro da cápsula é possível ficar-se às escuras ou então com uma certa iluminação. Obviamente aqui a "je" quis a experiência completa, com total isolamento do mundo, pelo que me fechei dentro da cápsula e às escuras. Não me perguntem como mas perdi completamente a noção do espaço - completamente - de tal forma que acabei por dar a volta dentro da cápsula sem me aperceber, e quando tentava de forma frenética ligar as luzes - que teimavam em não acender - percebi que estava a carregar no botão de emergência (dentro da cápsula há um botão para as luzes e um botão de emergência).

Passado este primeiro "susto", e depois de me voltar a situar, consegui realmente apreciar a experiência. A sensação de flutuação quase que parece levitação naqueles momentos em que não se faz nenhum movimento e não se sente a ondulação da água.

Alguns dos benefícios apontados a esta técnica são a libertação de tensão muscular, a absorção de magnésio, ajuda na gestão do stress, promoção do sono, etc. Para mim a melhor parte foi o deixar o resto do mundo do lado de fora, e acalmar a minha mente sempre tão sobre-estimulada com sons e imagens. Não me lembrava da última vez em que me senti tão "só eu": o meu corpo, a minha respiração, às vezes o som do agitar da água (quando eu a agitava), e nada mais.
A repetir.

Comentários

Mensagens populares